Telefonia Móvel
Publicado em
17/11/2020 16h46
Atualizado em
01/07/2022 14h31
O serviço de telefonia móvel (tecnicamente chamado de Serviço Móvel Pessoal - SMP) pode ser prestado nas seguintes modalidades:
- pré-paga: o consumidor adquire os créditos antes de realizar as ligações;
- pós-paga: o consumidor realiza ligações e posteriormente recebe a conta telefônica para efetuar o pagamento.
As prestadoras oferecem também planos que misturam as características do pré-pago e do pós-pago, normalmente chamados de planos "controles". Nestes casos, o consumidor utiliza os créditos referentes ao valor do plano e, caso eles terminem, pode inserir mais créditos, como no telefone pré-pago, ou aguardar a liberação dos créditos do plano.
Caso ainda tenha dúvidas, consulte a seção Perguntas Frequentes.
Saiba mais
Resolução nº 477/2007 da Anatel, que regulamenta o Serviço Móvel Pessoal.
Resolução nº 632/2014 da Anatel, que regulamento os Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.