Antes de Comprar
Publicado em
01/09/2015 17h13
Atualizado em
05/03/2024 16h29
Antes de comprar um aparelho celular, sugerimos que o consumidor procure observar as orientações a seguir:
- Adquira aparelhos celulares de uma loja, fornecedor e fabricante confiável, pois, em caso de problemas, você terá a quem recorrer. Veja as orientações sobre o que fazer caso tenha comprado um aparelho irregular equivocadamente.
- Verifique a presença do selo ou número de certificação da Anatel no corpo do aparelho ou em seu manual de instruções.
- Confira se o número do IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho. Atenção! Celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.
- Veja na nossa ferramenta de consulta se existe alguma irregularidade com o IMEI do aparelho, incluindo restrições por roubo, furto ou extravio.
- Verifique se o equipamento que você deseja adquirir possui certificação da Anatel.
- Se pretende adquirir um aparelho no exterior, verifique se: (i) há no contrato restrições ao uso do aparelho fora da rede da operadora que o vendeu; (ii) há no contrato restrições relativas à tempo de permanência do cliente (fidelização) e (iii) o aparelho é compatível com as redes brasileiras.
Caso você não tenha acesso à internet na hora de comprar o aparelho, é possível consultar o número do IMEI pela Central de Atendimento das Operadoras ou contatando o próprio fabricante do aparelho.
As falsificações têm imitado cada vez melhor os aparelhos originais, podendo enganar até mesmo compradores mais atentos. Alguns vendedores também podem enganar o consumidor emitindo uma nota fiscal falsa. Portanto, quanto mais o consumidor seguir as recomendações acima, maior a probabilidade de ele adquirir um celular legal.