Antes de comprar
Publicado em
01/09/2015 17h13
Atualizado em
22/12/2025 16h47
Na hora de comprar um celular, é importante observar os seguintes pontos:
- Adquirir aparelhos celulares de uma loja, fornecedor e fabricante confiável; em caso de problemas, o consumidor terá a quem recorrer. Veja as orientações sobre o que fazer caso tenha comprado um aparelho irregular equivocadamente.
- Verificar a presença do selo ou do número de certificação da Anatel no corpo do aparelho, na embalagem ou no manual de instruções.
- Conferir se o número do IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo que aparece na caixa do aparelho. Celulares com mais de um SIMCard possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um deles.
- Pesquisar, na ferramenta de consulta, se existe alguma irregularidade com o IMEI do aparelho, incluindo restrições por roubo, furto ou extravio
- Checar se o equipamento possui certificação da Anatel.
- Avaliar, antes de adquirir um aparelho no exterior, se há no contrato restrições ao uso do aparelho fora da rede da operadora que o vendeu ou relativas a tempo de permanência do cliente (fidelização) e se o aparelho é compatível com as redes brasileiras.
É possível consultar o número do IMEI mesmo sem acesso à internet, basta acionar a Central de Atendimento das Operadoras ou contatando o próprio fabricante do aparelho.
As falsificações estão cada vez mais parecidas com os aparelhos originais, o que pode enganar até mesmo compradores mais atentos. Alguns vendedores também podem tentar fraudar a compra emitindo nota fiscal falsa. Seguir as recomendações acima contribui, portanto, para maior segurança do consumidor na aquisição de um celular legal.