Telefone de Uso Público (Orelhão)
Telefone de Uso Público
A prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (Telefonia Fixa) por meio de acessos coletivos é feita por meio dos Telefones de Uso Público – TUP (Orelhões) e é disciplinado pelo Regulamento de Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público, aprovado pela Resolução nº 754, de 12 de agosto de 2022.
Sistema Fique Ligado
O Fique Ligado é um sistema que disponibiliza dados relevantes sobre o setor de telecomunicações em um ambiente que alia interface gráfica a mapas digitais, sendo possível obter informações como a quantidade de orelhões instalados em cada estado e município.
Nesse sistema, também é possível consultar nesse sistema as características operacionais de cada aparelho como: Número do Orelhão, Localização, Disponibilidade e informações de Adaptabilidade e Funcionamento.
O Fique Ligado também pode ser acessado neste link.
Disponibilidade por Prestadora - Gráfico Consolidado
Fonte: sistema SGMU
Planta dos Telefones de Uso Público – TUP (orelhões)
Os dados históricos e informações sobre a planta de Telefones de Uso Público (TUP) estão disponíveis para consulta no Sistema de Gestão de Metas de Universalização (SGMU), por meio dos links a seguir:
Como Agir em Situação de Orelhão Inoperante
Em caso de mau funcionamento dos telefones públicos, qualquer pessoa pode solicitar seu reparo por meio de contato junto à prestadora, que, por sua vez, tem que proceder à sua correção nos prazos estipulados pela regulamentação.
Nesses casos, o protocolo de atendimento fornecido pela prestadora deve ser anotado e guardado.
Caso a reclamação não seja atendida no prazo, o consumidor deve entrar em contato com a Anatel por meio de um de seus canais de relacionamento com os consumidores:
- Central de Atendimento Telefônico (gratuito): 1331;
- Internet: Portal da da Anatel – Registrar Reclamação;
- Presencialmente: atendimento presencial existentes em todas as unidades da Anatel nas capitais do país.
Centrais de Atendimento das Prestadoras
- Algar: 103 12
- Oi: 103 31 ou 0800 6481118
- Sercomtel: 103 43 ou 0800 4000430
- Telefônica: 0800 7710105