Atuação em Eventos
Com a crescente demanda por conectividade, transmissão massiva de imagens, áudios e dados, os recursos de telecomunicações são imprescindíveis para o sucesso dos eventos.
É nesse sentido que o objetivo principal da atuação da fiscalização da Anatel nos eventos é garantir a integridade dos serviços de telecomunicações utilizados.
A Agência verifica o funcionamento de:
- Serviços relacionados à transmissão, como as câmeras e microfones sem fio;
- Transmissão de dados do local do evento para as centrais de transmissão dos radiodifusores;
- Sistemas críticos relacionados ao evento (como a comunicação do VAR com os árbitros em jogos de futebol);
- Serviços para comunicação das equipes que trabalharam no evento, como a comunicação via rádios portáteis entre os membros do comitê organizador, as forças de segurança e os prestadores de serviço; e
- Serviços utilizados pela população local, como a telefonia móvel e as transmissões de radiodifusão (TVs e rádios locais).
A depender do evento, a fiscalização da Anatel realiza diversas atividades, como:
- monitoração do espectro de radiofrequências;
- inspeção presencial de equipamentos transmissores de radiofrequência utilizados no local;
- teste e etiquetagem de equipamentos, validando ou não a sua utilização;
- atendimento de reclamações de radiointerferências.
Consciente do seu papel institucional de gestão do espectro radioelétrico, a Anatel atua proativamente acompanhando eventos em todo o país que utilizam recursos de telecomunicações, tais como eventos esportivos, festivos, automobilísticos e convenções.
Entre os eventos acompanhados pela Anatel ao longo dos últimos anos, destacam-se:
Eventos Esportivos
Na Copa América 2021, as equipes de fiscalização da Agência realizaram testes e etiquetagens de equipamentos como microfones, câmeras sem fio e Video Assistant Referees (VAR), além de analisar interferências prejudiciais e emitir Atos de Uso Temporário do Espectro de Radiofrequências. Para mais detalhes, acesse notícia veiculada no site da Agência.
No Mundial de Futebol Sub17 FIFA 2019, realizado no Brasil entre 26 de outubro e 17 de novembro de 2019, a Agência realizou fiscalizações nas cidades de Cariacica/ES, Goiânia/GO, Brasília/DF e região administrativa do Gama/DF para verificar se as estações de telecomunicações e emissoras de radiodifusão utilizadas estavam autorizadas a operar e se estavam em conformidade com a licença de funcionamento.
Na Copa América 2019, realizada no Brasil, a Anatel monitorou faixas de frequência antes e durante os jogos, além de verificar se as estações de telecomunicações e emissoras de radiodifusão utilizadas tinham autorização para operar e se estavam em conformidade com a licença de funcionamento. As ações de fiscalização foram realizadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP entre 14 de junho e 7 de julho de 2019.
Na Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016 a Anatel atuou intensamente desde o planejamento junto aos comitês organizadores e teve o seu desempenho destacado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) em relatório sobre gerenciamento e monitoração do espectro que tratou das experiências de diferentes países na realização de grandes eventos.
Eventos Festivos
No Carnaval, a Anatel atua sistematicamente todos os anos, em especial nos festejos que acontecem nas cidades de Olinda/PE, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP e Florianópolis/SC, para atender demandas do setor de radiodifusão de eventuais interferências radioelétricas que podem deteriorar a qualidade dos sinais de áudio e vídeo veiculados, especialmente quando a cobertura ocorria para transmissão ao vivo.
No Festival Folclórico de Parintins/AM, a Anatel atua com posição cativa no Centro de Monitoramento do festival, assegurando a continuidade e integridade dos recursos de telecomunicações necessários à sua realização, com a presença da equipe de fiscalização in loco durante todos os dias de festejos.
No Círio de Nazaré, na cidade de Belém/PA, por conta da peculiaridade do significativo número de pessoas aglomeradas acompanhando a procissão que simboliza a devoção dos fiéis católicos a Nossa Senhora de Nazaré, a Anatel atua nos locais de transmissão ao vivo de imagens e cobertura da imprensa, assegurando a continuidade das transmissões dos radiodifusores durante momentos importantes do evento.
Eventos Automobilísticos
No Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos em São Paulo/SP, a presença da Anatel tem sido solicitada pelos organizadores, para compor a equipe de apoio e suporte, a cada edição do evento. A importância da fiscalização da Anatel é reconhecida pelos organizadores como imprescindível para o sucesso da corrida, em especial para diminuir o tempo de resposta em eventual necessidade de tratamento de radiointerferências nos sistemas de telemetria das equipes que participam do GP.
Nas etapas da Stock Car e da Copa Truck, que ocorrem em várias cidades do país, a Anatel também atua junto aos organizadores para assegurar a integridade dos sistemas de comunicação e telemetria das equipes de apoio com seus pilotos, além de garantir a proteção dos serviços públicos ao público que prestigia os eventos.
A Anatel também atuou na Fórmula E-Prix. A categoria tem forte apelo à preocupação com a sustentabilidade e uso de energia/combustível renovável, com o emprego de veículos com motorização integralmente elétrica.
Convenções e Congressos
A Futurecom é o maior evento de tecnologia, transformação digital e telecomunicações da América Latina. Já a SET EXPO o principal painel de negócios de soluções de radiodifusão e de mídias do país.
Em ambos os eventos, a Anatel tem atuação na inspeção dos equipamentos expostos nos stands de exposição, identificando potenciais problemas de radiointerferências em sistemas de telecomunicações devidamente autorizados.
Outros eventos semelhantes que têm o acompanhamento da Anatel são o Salão de Automóveis de São Paulo, o Agrishow, e a Campus Party.