Celulares 5G Homologados
Em 31 de julho do corrente ano a Anatel começou a monitorar o cronograma de implantação das redes 5G no Brasil. Nessa primeira etapa foram incluídas as capitais e o Distrito Federal, com no mínimo 1 antena a cada 100 mil habitantes. Esse número será ampliado gradativamente até o prazo de 31/07/2029, quando todo o território nacional será abrangido.
Para aproveitar os benefícios dessa nova tecnologia, é recomendável que o usuário verifique junto à sua operadora se o seu aparelho e a área de cobertura do serviço possuem tais condições. Dessa forma, visando esclarecer informações sobre a operação das novas redes em construção pelas operadoras brasileiras, apresentamos a seguir alguns esclarecimentos sobre o seu funcionamento.
O 5G opera sob duas redes básicas: a rede não standalone (non-standalone - NSA) e a rede standalone (SA). A implementação da infraestrutura das redes 5G não standalone é baseada no núcleo da rede 4G e, por isso, podem ser disponibilizadas mais rapidamente aos usuários. Por outro lado, os celulares 5G standalone, ou 5G puro, são aptos a utilizar as novas redes 5G que estão sendo construídas pelas prestadoras de serviço de telecomunicações nas faixas destinadas ao 5G do Leilão realizado pela Anatel. Nessas novas infraestruturas em construção, todos os componentes da rede, desde a interface de radiofrequência e das antenas, até o núcleo da rede, implementam a tecnologia 5G plena e conforme com as especificações técnicas do padrão, definidas pelo consórcio internacional do 3GPP, garantindo que todos os benefícios da nova tecnologia sejam atingidos, como: maiores velocidades de dados, baixa latência e maior densidade de conexão de dispositivos (conceito primário da Internet das Coisas - IoT).
Ainda que existam essas diferenças técnicas entre as redes 5G, é importante frisar que a maioria dos celulares utilizam uma tecnologia de varredura do espectro e dependendo da localidade em que o consumidor está o aparelho se amolda para operar nas frequências disponíveis às redes existentes na região.
Atualmente, o consumidor já pode consultar informações técnicas relacionadas aos celulares nos Certificados de Homologação dos produtos constantes na base de dados da Agência acessando o sistema Mosaico/SCH. Não obstante, no intuito de facilitar o acesso dos usuários aos modos de operação 5G disponíveis em cada modelo de celular homologado, a Anatel elaborou o painel de dados do link abaixo, que permite a consulta da relação dos modelos de telefones celulares (smartphones) certificados e homologados pela agência para operar com tecnologia 5G nas frequências designadas para as redes móveis no Brasil.
Relação de celulares 5G homologados pela Anatel
É importante ressaltar que a homologação é pré-requisito ao uso e à comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a operadora sobre a compatibilidade do produto à sua rede. Dessa forma, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto.