Aplicativo Anatel Serviço Móvel (descontinuado)
A Anatel disponibiliza para a sociedade o aplicativo Anatel Serviço Móvel, nesse aplicativo o consumidor pode acessar o resultado de medidas de qualidade, acesso e queda das redes de voz e dados da telefonia móvel, para cada um dos 5.570 municípios do país obtidos por meio de fiscalização mensal.
As métricas de qualidade monitoradas foram escolhidas por serem capazes de evidenciar aspectos relevantes da qualidade da rede dos municípios, avaliando o nível de congestionamentos ou quedas, e o nível de acompanhamento definido por município com o intuito de prover informações de qualidade em nível de consolidação mais próximo aos consumidores do que aquele previsto na regulamentação específica, além de que os resultados são calculados pela fiscalização da Anatel de forma padronizada, o que permite a comparação precisa entre as operadoras. Para mais detalhes sobre as razões para as escolhas dessas métricas, acessar o link a seguir:
O acompanhamento dessas métricas de qualidade é realizado de forma adicional ao acompanhamento dos indicadores regulamentares estabelecidos no Regulamento de Gestão da Qualidade do SMP – RGQ-SMP (Res. 575/2011).
O aplicativo Anatel Serviço Móvel, disponível gratuitamente nas lojas das plataformas Android e iOS, propicia o consumidor acompanhar:
- o desempenho de cada operadora na qualidade de telefonia móvel, medida por indicadores de acesso e queda das redes de voz e dados, de cada município brasileiro;
- o ranking das prestadoras baseado nos últimos resultados medidos;
- a quantidade de antenas e a tecnologia de cada antena da operadora no município;
- a localização de cada antena no mapa do município (baseada no licenciamento feito pelas operadoras na Anatel).
Baixe o aplicativo Anatel Serviço Móvel
Acompanhe os resultados
Os resultados de cada município disponibilizados no aplicativo Anatel Serviço Móvel também podem ser acessador por meio do site a seguir.
Além da consulta por municípios, é possível consultar os resultados consolidados, os dados históricos e a evolução de cada operadora em relação à redução de casos críticos: