Qualidade dos Serviços
Conheça os resultados dos Indicadores do RQUAL.
A cobertura de telefonia móvel influencia muito a experiência de uso do serviço. Entenda melhor e consulte as principais informações sobre o assunto.
Entenda os fatores que podem influenciar a experiência de uso da internet e conheça os canais oficiais para testes de conexão bem como os procedimentos para quebra de fidelidade.
Entenda mais sobre as interrupções de serviço e regras de ressarcimento pelo tempo de indisponibilidade, e consulte as interrupções ocorridas ou programadas para manutenção em sua cidade.
Acesse informações sobre a regulamentação da qualidade: fundamentação teórica, índices e indicadores, valores de referência, Manual Operacional, planos amostrais, entre outras.
Acesse informações e dados relativos ao acompanhamento realizado pela Anatel antes da vigência do RQUAL.
O Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações – RQUAL, aprovado por meio da Resolução nº 717/2019, uniformiza as regras da telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por assinatura e é aplicado para as empresas Claro, Oi, Tim e Vivo, e para as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) que realizarem adesão voluntária ao Regulamento.
Essas prestadoras vão receber Selos de Qualidade (classificados nas categorias A, B, C, D ou E), por serviço, e, por município, UF e consolidação nacional, que são gerados a partir de medições técnicas (Índice de Qualidade dos Serviços – IQS), reclamações de consumidores registradas na Anatel (Índice de Reclamações – IR) e pesquisa de satisfação com os consumidores (Índice de Qualidade Percebida – IQP).
Os métodos de aferição constam do Manual Operacional, e a avaliação do resultado se baseia no Documento de Valores de Referência – DVR, que, juntos, definem as condições para a elaboração dos Selos de Qualidade.
As discussões técnicas sobre o RQUAL são realizadas pelo Grupo Técnico da Qualidade – GTQUAL, formado por representantes das prestadoras, da Anatel e da Entidade de Suporte à Aferição da Qualidade (ESAQ), responsável por centralizar e organizar as coletas de dados da qualidade dos serviços. Veja a seguir infográfico que resume os principais conceitos/aspectos do RQUAL: