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1º Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários do STFC
A Anatel realizou, em Brasília, no dia 14/10/2011, o 1º Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários do STFC , com a finalidade de promover maior aproximação desses colegiados com a Agência. O evento foi aberto pelo ex-presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, e contou com representantes de 40 dos 47 conselhos de usuários.
Durante o encontro, foram proferidas palestras sobre a Anatel, a importância dos conselhos de usuários, a Carta de Serviços da Agência, o papel da Assessoria de Relações com os Usuários, o Plano de Ações Pró-Usuários e o Serviço Telefônico Fixo Comutado, bem como discutidas propostas de melhorias dos trabalhos desenvolvidos pelos conselhos.
Mantidos pelas concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), os 47 conselhos de usuários distribuídos pelo país contribuem para o aprimoramento da prestação da telefonia fixa. De caráter consultivo, eles desenvolvem trabalhos voltados à análise e à avaliação dos serviços e da qualidade do atendimento das prestadoras, bem como para a formulação de sugestões e de propostas de melhorias do STFC.
Em seu pronunciamento , o ex-presidente da Anatel lembrou que o encontro tinha caráter prático e também simbólico.
"Trata-se, em primeiro lugar, de um fórum institucionalmente adequado para debates que levem a propostas de melhora dos serviços, de redução de preços, de universalização da telefonia fixa. Em resumo, do aumento do bem-estar do usuário de telecomunicações. Nós, da Anatel, estamos aqui para contribuir com as discussões, prestar informações, ouvi-los com a atenção que todos os brasileiros merecem", disse Sardenberg.
"O inegável valor simbólico deste encontro também deve ser registrado. O evento, realizado na sede da Anatel, é uma demonstração inequívoca da disposição do órgão regulador de estreitar relações com os usuários, num contato pessoal. Muitas vezes a manifestação direta do usuário, a sua voz e os seus gestos, o chamado "olho no olho", face a face, têm mais poder do que se imagina", completou.
Sardenberg disse ainda que o encontro era mais um capítulo de um projeto consistente de tornar o órgão regulador cada vez mais permeável, aberto, receptivo aos usuários. "É mais uma prova de que desejamos concretizar - na medida de nossas competências - os justos anseios da sociedade."
Documentos relacionados
Apresentação da Assessoria de Relações com os Usuários (ARU)
Apresentação da Carta de Serviços
Apresentação do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC)
Apresentação da Superintendência Executiva
Memória do 1º Encontro dos Conselhos de Usuários do STFC