Notícias
Proteção de crianças e adolescentes
Anatel promove teatro informacional sobre perigos digitais, privacidade e cyberbullying
Com o intuito de promover conscientização digital, a Anatel recebe estudantes de escolas do Distrito Federal para uma apresentação de teatro sobre a proteção on-line de crianças e jovens. O Espaço Cultural Renato Guerreiro, na sede da Agência em Brasília, tem sido o palco das apresentações gratuitas da peça Vida de Influencer, encenada pelo grupo Companhia da Ilusão. Voltada para crianças e adolescentes, a ação busca informar esse público sobre o uso seguro e responsável da internet.
Com uma abordagem dinâmica e educativa, a apresentação traz reflexões importantes sobre temas como bullying, exposição nas redes sociais e privacidade digital. A peça conta a história de Flavinho, um menino vítima de bullying, e de sua irmã, a blogueira Marie Jolie, uma jovem perseguida por um stalker (termo utilizado para pessoas obsessivas que usam a internet para invadir a privacidade de outras).
O roteiro de Bruno Alberto, produzido após diversas reuniões com especialistas da Agência, traz ensinamentos sobre proteção virtual e cuidado com dados pessoais, há aprendizados diretos, da fala dos personagens, e outros que são assimilados ao se observar os desafios superados e comportamentos positivos adotados ao longo da história.
Ao combinar entretenimento e aprendizado, a peça reassegura o compromisso da Agência com a educação digital, fortalecendo habilidades que ajudam a construir um ambiente on-line mais seguro e saudável.
Após acompanhar o teatro, Giovana, 16 anos, atendida pela Casa Azul – instituição dedicada à proteção de crianças e adolescentes – afirma que é preciso ter cuidado com a internet: "Aprendi que não podemos postar tudo e nem divulgar coisas pessoais, pois não devemos confiar na internet".
Gabriel, 14 anos, estudante da instituição de ensino educandário de Maria, relata já ter sido vítima de crimes digitais: "Uma vez fui hackeado e não entendi o que estava acontecendo. Falei com a minha mãe e ela me ajudou a resolver o problema". Gabriel ressaltou a importância da peça para ensinar as pessoas sobre como agir na internet.
A peça Vida de Influencer deve contar com nova apresentação no Espaço Cultural da Anatel (Bloco C, Quadra 6, Setor de Autarquias Sul, Brasília) durante o mês de dezembro. Para obter mais informações e inscrever a sua instituição, envie um e-mail para a Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel: rcic@anatel.gov.br.