Pesquisa de Satisfação
Ouvidoria realiza pesquisa de satisfação dos serviços da Anatel
A expectativa é fornecer à Agência ferramentas para avaliar os processos e canais de interação para que os serviços sejam cada vez mais efetivos
A Ouvidoria da Anatel realizará pesquisa para aferição do nível de satisfação e efetividade dos serviços prestados pela Agência ao público em geral e às empresas reguladas. Esta pesquisa, referente ao 3º trimestre de 2024, já foi elaborada anteriormente e a próxima coleta de dados deve ocorrer entre novembro e dezembro/2024.
A publicação do resultado desta avaliação será tornada pública e subsidiará a própria Anatel para o aprimoramento dos seus serviços.
A Carta de Serviços da Anatel, já disponível no site da Agência, organizou os serviços prestados pela Anatel em quatro conjuntos: 1) Outorga; 2) Certificação/homologação; 3) Soluções de Competição; 4) Atendimento ao consumidor. São, em essência, os serviços prestados pela Agência sob demanda dos usuários ou das prestadoras. Há ainda outros conjuntos de atividades relacionadas à anuência prévia, homologação contratual e resolução de conflitos entre prestadoras que podem se caracterizar como serviços, mas atualmente se encontram contidos em Soluções de Competição.
Houve uma preocupação em, de fato, identificar os serviços prestados, que são bastante distintos e não competem entre si, além de procurar não confundir com as demais atividades da Agência.
A expectativa da Ouvidoria é que, com a continuidade das pesquisas, seja possível fornecer à Anatel as ferramentas para avaliar os processos e canais de interação para que os serviços da Agência para a sociedade alcancem cada vez mais a efetividade.
A pesquisa é uma medida de transparência exigida dos órgãos públicos por determinação do Decreto 6.932/2009 e do Decreto 9.094/2017. Trata-se de uma manifestação oficial do órgão à sociedade sobre os serviços prestados.
Os relatórios das pesquisas anteriores estão disponíveis no espaço da Ouvidoria no portal da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria/relatorios-da-ouvidoria