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O Regulamento também estabelece um modelo de governança no âmbito da Agência, por meio do Grupo Técnico de Segurança Cibernética e Gestão de Riscos de Infraestrutura Crítica (GT-Ciber). Esse grupo tem uma série de obrigações relacionadas ao acompanhamento da Política de Segurança Cibernética e Gestão de Infraestrutura Crítica; à configuração de equipamentos, requisitos técnicos e fornecedores; ao compartilhamento de informações e boas práticas, bem como à conscientização, capacitação, estudos e interação com as Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs).
O GT-Ciber é Coordenado pelo Superintendente de Controle de Obrigações, designado pela Portaria Anatel nº 1.878, de 30 de dezembro de 2020, e conta com a participação na plenária das prestadoras detentoras Poder de Mercado Significativo (PMS), assim como uma entidade representando as PPPs. Além disso, o grupo poderá contar com a participação de convidados, a depender da temática a ser discutida.
Quanto a estrutura, o GT-Ciber é composto pelos quatro Subgrupos Técnicos, conforme organograma abaixo:
As reuniões dos Subgrupos Técnicos do GT-Ciber contam com uma participação diversificada, entre eles, destacam-se o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), as associações representativas e academia.
As apresentações e registros das Reuniões da Plenária do GT-Ciber, bem como as decisões são públicas e podem ser consultadas no Processo SEI nº 53500.009419/2021-95.
Durante 2021, grande parte dos esforços do GT-Ciber foi destinada à elaboração das definições complementares necessárias à implementação do R-Ciber. Desde a sua instituição, a Anatel publicou, fruto dos trabalhos do GT-Ciber, as seguintes decisões:
Guias Orientativos
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Contato do GT-Ciber
O GT-Ciber criou um canal exclusivo de atendimento à sociedade e ao setor de telecomunicações. Dúvidas, sugestões e comentários somente sobre o GT-Ciber ou sobre o R-Ciber podem ser encaminhados para gtciber@anatel.gov.br. Para denúncias, reclamações ou pedidos de informação, utilize os canais de atendimento da Agência.