Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais (ETIR) da Anatel, na função de coordenação setorial, é responsável por coordenar as atividades de segurança cibernética no setor de telecomunicações. Sua criação encontra amparo legal no estabelecido no Art. 13, inciso I, do Decreto n.º 10.748, de 16 de julho de 2021, que estabeleceu a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC).
Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos para o Setor de Telecomunicações
O Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos foi desenvolvido pela Anatel em conformidade com o Decreto n.º 10.748, de 16 de julho de 2021 e estabelece diretrizes estratégicas para fortalecer a segurança cibernética no setor de telecomunicações. O objetivo do plano é promover a prevenção, o tratamento e a resposta a incidentes cibernéticos de forma coordenada e eficaz.
O documento abrange todas as empresas de telecomunicações reguladas pela Anatel, com foco especial na proteção de infraestruturas críticas. Além disso, reforça a importância da cooperação entre as empresas do setor, incentivando o compartilhamento de informações sobre ameaças e vulnerabilidades para garantir uma resposta rápida e eficiente a incidentes.
Para mais informações, acesse o Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos.
Missão e Atribuições da ETIR Setorial
A ETIR Setorial da Anatel atua como unidade de coordenação setorial, no modelo descentralizado e sem autonomia, conforme previsto na Norma Complementar n.º 05/IN01/DSIC/GSIPR de 2009. Sua função é coordenar as atividades das ETIRs ou CSIRTs (Computer Security Incident Response Teams) na prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos nas redes e infraestruturas críticas das prestadoras de serviços de telecomunicações, que estão sujeitas ao Regulamento de Segurança Cibernética (R-Ciber), aprovado pela Resolução Anatel nº 740/2020.
A missão da ETIR Setorial da Anatel é elevar a resiliência em segurança cibernética dos ativos do setor regulado, promovendo o intercâmbio de informações estratégicas e garantindo alinhamento com as diretrizes da ReGIC, do R-Ciber e das normas internacionais de cibersegurança. Para isso, a equipe desempenha as seguintes ações:
ETIRs da Anatel
Conforme o estabelecido pela ReGIC, a Agência mantém duas estruturas para a gestão de segurança cibernética:
Composição
Criada pela Portaria Anatel nº 2623, de 27 de abril de 2023, a ETIR Setorial da Anatel foi constituída sob a estrutura do Grupo Técnico de Segurança Cibernética e Gestão de Riscos de Infraestrutura Crítica (GT-Ciber) e reporta-se à Superintendente de Controle de Obrigações (SCO), designada como coordenadora do GT-Ciber.
A equipe é composta exclusivamente por servidores efetivos, indicados por suas respectivas superintendências para atuação no GT-Ciber e formalmente nomeados por Portaria de Pessoal do Presidente da Anatel. Todos os membros da ETIR possuem atuação direta em segurança cibernética, proteção de dados pessoais, infraestruturas críticas, gestão de equipamentos e fornecedores, além de requisitos técnicos em cibersegurança. Entre eles, são designados um coordenador e um substituto para a gestão das atividades do grupo.
Base Legal
Contato e Comunicação
A ETIR Setorial da Anatel, sediada em Brasília/DF, mantém canais de comunicação para garantir a rápida troca de informações sobre ameaças e incidentes cibernéticos. Entre eles, o e-mail: etir.setorial@anatel.gov.br.
Links relacionados