Notícias
Conectividade
Vice-presidente Alckmin conhece o projeto Aprender Conectado
O projeto Aprender Conectado, que prevê o fornecimento de internet em banda larga e equipamentos de informática para escolas públicas de educação básica, foi apresentado ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na audiência, realizada na sede do ministério, em Brasília (DF), estiveram presentes a CEO da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), Paula Martins, e o presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.
Paula anunciou a aceleração da Fase 2 do Aprender Conectado, que compreende a vistoria em mais 2.316 escolas nas regiões Norte e Nordeste do País. Todas poderão ser beneficiadas com o projeto. Até o momento, foram realizadas 1.483 visitas técnicas, quando é verificada a infraestrutura de telecomunicação da escola. Esse valor corresponde a 64% do total. As unidades escolares estão localizadas nos estados Amazonas, Pará e Paraíba.
Nesta semana, na reunião do Gape, ao qual a Eace está subordinada, serão avaliadas as perspectivas desta nova etapa. Tão logo seja determinada a estratégia de implantação, a Eace dará início aos trabalhos para oferta de banda larga, instalação de rede wi-fi e fornecimento de kits de informática para as escolas. A previsão é de conclusão até o fim de deste ano.
O presidente do Gape, Vicente Aquino, informou ao vice-presidente da República Geraldo Alckmin, que a fase piloto está em estágio avançado de finalização, tendo atingido 93% de execução na instalação da rede externa das 177 escolas selecionadas em dois municípios em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). A instalação da rede interna para disponibilização da tecnologia wi-fi nas áreas comuns do ambiente escolar está na marca de 95% da fase piloto.
A conclusão da fase piloto ocorrerá com a entrega do kit de informática e aguarda apenas a assinatura de contrato. O kit é composto por projetores, telas de projeção, carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, notebooks para os professores e notebooks educacionais para os alunos, totalizando 6.241 equipamentos. A previsão é que até o final do primeiro semestre as escolas já tenham recebido todo o material.
Durante a audiência, o vice-presidente Geraldo Alckmin parabenizou a Eace pelos trabalhos realizados e afirmou que "para este governo, educação e conectividade nas escolas são pontos fundamentais". Em sua trajetória profissional, Paula Martins desenvolveu trabalhos para os governos paulistas entre os anos de 1995 e 2001.
Aprender Conectado
O projeto Aprender Conectado surgiu a partir do leilão do 5G, o maior leilão realizado pela Anatel e que destinou R$ 3,1 bilhões para levar internet de qualidade às escolas públicas de educação básica rurais, urbanas e algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas.
O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), presidido pela Anatel, é composto pelos ministérios da Educação e das Comunicações, e pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz: Algar Telecom, Claro, Telefônica (dona da marca Vivo) e TIM. Ele foi criado para definir os critérios dos projetos de conectividade de escolas e gerir seus recursos.
Cabe à Eace, formada exclusivamente pelas operadoras vencedoras da faixa 26 GHz do leilão do 5G, executar os projetos de conectividade de escolas. Já o Gape tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.