Notícias
Reclamações sobre serviços de telecomunicações caem 12,9% em 2017
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no ano de 2017, registrou menos 506.161 reclamações contra prestadoras de telecomunicações, quando comparado ao ano anterior. O total de 3.405.697 reclamações registradas pela Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) representa uma redução de 12,9% no volume de queixas. Trata-se do segundo ano consecutivo de diminuição, entre 2015 e 2016 as queixas foram reduzidas em 4,3%.
Os serviços de banda larga fixa, de telefonia fixa, de telefonia móvel nas modalidades pré-paga e pós-paga, e o de TV por Assinatura registraram redução nas reclamações no ano de 2017. Juntos, eles totalizam 327.267.253 contratos ativos.
Volume de reclamações por serviço |
||||
Serviço |
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
Telefonia fixa |
943680 |
760992 |
-182688 |
-19,4% |
Telefonia móvel pré-paga |
595016 |
485951 |
-109065 |
-18,3% |
Banda larga fixa |
580952 |
525288 |
-55664 |
-9,6% |
Telefonia móvel pós-paga |
1260613 |
1143980 |
-116633 |
-9,3% |
TV por assinatura |
511053 |
467363 |
-43690 |
-8,5% |
Outros * |
20544 |
22123 |
1519 |
7,7% |
Total Geral |
3911858 |
3405697 |
-506161 |
-12,9% |
*Reclamações contra serviços de radiodifusão (Rádio e TV) ou em relação à própria agência reguladora.
A SRC considera que a redução das reclamações contra prestadoras de telecomunicações é, principalmente, consequência da diminuição das ocorrências de problemas no funcionamento dos serviços fixos. Contudo, informa que há ainda bastante espaço para a redução deste tipo de reclamações, especialmente na banda larga fixa.
Neste ano de 2018, a Anatel deve iniciar processos de fiscalização relativos às falhas de informação na oferta e contratação de serviços e nas alterações de planos e pacotes, à indisponibilidade das informações obrigatórias no espaço reservado ao consumidor nos portais online das prestadoras, e às dificuldades em cancelamento dos serviços de telecomunicações. Estudos realizados pela SRC associam problemas na oferta dos serviços e na clareza das vendas ao consumidor à alta prevalência de reclamações sobre cobrança.
Redução nas reclamações por serviço
A liderança na diminuição das reclamações de telecomunicações por serviço ficou com a telefonia fixa, um total de 182.688 queixas a menos (-19,4%). O resultado se deveu a uma redução no volume de reclamações sobre o funcionamento nas prestadoras Oi, Vivo e Net. Essas principais prestadoras registraram um saldo de 185.757 reclamações a menos, evolução maior do que o resultado do serviço como um todo.
Telefonia fixa – principais prestadoras |
||||
Prestadora |
Volume de Reclamações |
|||
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
|
Oi |
550436 |
407811 |
-142625 |
-25,9% |
Vivo |
263383 |
230542 |
-32841 |
-12,5% |
Net |
111261 |
100970 |
-10291 |
-9,2% |
No primeiro semestre de 2017, a Anatel iniciou fiscalização relativa à contratação de Serviços de Valor Adicionado (SVAs) à revelia do usuário. De acordo com a SRC, a diminuição das reclamações na telefonia móvel pré-paga é resultado dessa ação. O SVA é um tipo de serviço que, não sendo de telecomunicações, utiliza a rede desses. A sigla SVA engloba uma diversidade de ofertas ao consumidor, como o envio de notícias por mensagens de texto ou de novos toques para o aparelho celular.
Telefonia móvel pré-paga – principais prestadoras |
||||
Prestadora |
Volume de Reclamações |
|||
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
|
TIM |
266677 |
244952 |
-21725 |
-8,1% |
VIVO |
135324 |
97199 |
-38125 |
-28,2% |
CLARO |
109259 |
79725 |
-29534 |
-27,0% |
OI |
82747 |
62235 |
-20512 |
-24,8% |
Na banda larga fixa, a Oi liderou a redução no número de reclamações sobre funcionamento e reparo. Esse mesmo tipo de reclamação, mais as relativas à cobrança, foram responsáveis pelo aumento registrado na Net. As reclamações de qualidade e de funcionamento compõem o maior volume de queixas no serviço, 46% do total.
Banda Larga Fixa– principais prestadoras |
||||
Prestadora |
Volume de Reclamações |
|||
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
|
OI |
288278 |
227723 |
-60555 |
-21,0% |
VIVO |
162508 |
149757 |
-12751 |
-7,8% |
NET |
74596 |
85188 |
10592 |
14,2% |
Na telefonia móvel pós-paga, a TIM foi a única que registrou aumento de reclamações. No entanto, em todas as principais prestadoras, as reclamações relativas a cancelamento e a atendimento caíram.
Telefonia móvel pós-paga – principais prestadoras |
||||
Prestadora |
Volume de Reclamações |
|||
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
|
VIVO |
360326 |
298585 |
-61741 |
-17,1% |
TIM |
296925 |
319740 |
22815 |
7,7% |
CLARO |
286082 |
265563 |
-20519 |
-7,2% |
OI |
180838 |
152189 |
-28649 |
-15,8% |
Os assinantes dos serviços via satélite das prestadoras Sky, Claro e Oi formaram o grupo de usuários que apresentou a maior redução no registro de reclamações à Agência Nacional de Telecomunicações na TV por Assinatura. A Net teve um aumento de 7,8% devido a queixas de cobrança após o cancelamento e cobrança em desacordo com o contratado.
TV por assinatura – principais prestadoras |
||||
Prestadora |
Volume de Reclamações |
|||
2016 |
2017 |
2017-2016 |
Variação |
|
SKY |
189342 |
169701 |
-19641 |
-10,4% |
NET |
150725 |
162428 |
11703 |
7,8% |
CLARO |
76054 |
55435 |
-20619 |
-27,1% |
OI |
59450 |
44382 |
-15068 |
-25,3% |
VIVO |
30994 |
32093 |
1099 |
3,5% |