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ENCHENTES
Quatro cidades do Rio Grande do Sul estão sem serviço móvel pessoal
O mais recente informe da Anatel a respeito do impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, fechado às 19h do dia 8/5, indica que, dos 497 municípios do Rio Grande do Sul:
- 271 municípios não foram afetados;
- 222 municípios sofreram afetação parcial, mas há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa;
- 4 com afetação total, com nenhuma operadora disponível: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso.
A Anatel adotou medidas para o enfrentamento da situação de emergência coordenando as prestadoras de serviços na avaliação situacional e resposta aos incidentes, e promovendo o compartilhamento de informações entre os agentes setoriais e com órgãos de governo.
O principal objetivo é recuperar os serviços afetados da forma mais célere possível pois as comunicações exercem função fundamental tanto para os órgãos de defesa civil, quanto para os cidadãos que estão na região afetada.
Desde terça feira 02/05 as prestadoras iniciaram a abertura do Roaming entre si, conforme protocolo determinado pela Agência, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar, de forma gratuita e, na grande maioria dos casos, sem necessidade de configurações no celular.
Portanto, em alguns municípios em que determinada prestadora está com sua infraestrutura 100% afetada, os clientes estão sendo atendidos pelo sinal de outras prestadoras que estejam ativas.
Caso o terminal do cidadão não se conecte automaticamente à outra rede, sugere-se que o se promova a ativação do serviço de roaming nas configurações do aparelho, e a “Seleção automática de rede”, para que o aparelho busque a conexão.
A facilidade do Roaming estará ativa até que as prestadoras alcancem a recuperação dos serviços, monitorados pela Agência.
Entre as medidas adotadas pela Agência para minimizar os impactos nas redes de Telecomunicações dos municípios afetados estão:
- Participação em grupo de gestão de riscos de órgãos relacionados a previsões meteorológicas e defesa civil, que são úteis para antever alívios e complicações da situação;
- A instauração do grupo de Crise junto das operadoras de telefonia móvel para análise situacional, compartilhamento de informações, recepção de demandas setoriais e adoção e controle das medidas de resposta;
- Acompanhamento e controle dos requerimentos de abertura de roaming, conforme protocolo de reação de crises pactuado setorialmente;
- Acompanhamento e controle das ações para reestabelecimento dos Serviços de Utilidade Pública e de Emergência - SUP (190, 192, 193, etc). Nos casos em que ainda não foi possível providenciar o reparo da linha, de forma emergencial, está sendo providenciada solução de siga-me para telefone celular de representantes do Serviço de Emergência;
- Solicitação, às prestadoras, de medidas emergenciais para manutenção da conectividade aos cidadãos, a exemplo da não suspensão de chips pré-pagos sem saldo, ou demais serviços inadimplentes, enquanto perdurar a situação de emergência (Claro, Tim e Vivo anunciaram efetivamente ações nesse sentido);
- Avaliação e adoção de medidas junto às prestadoras para minimizar riscos às infraestruturas críticas na região;
- Instauração de comitê de crise com operadores de serviços de telefonia fixa, banda larga fixa e associações para análise situacional, compartilhamento de informações, recepção de demandas setoriais e adoção de ações de resposta;
- Participação no Comitê de Crise do Governo Federal liderado pela Casa Civil, onde reporta as situações e demandas setoriais, e recebe informações úteis à gestão da crise;
- Contato direto das equipes da Fiscalização da Anatel no RS com a Defesa Civil Estadual para prestar informações setoriais, prestar apoios necessários e intermediar prioridades relacionadas aos serviços de telecomunicações.