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Prestadoras reduzem o tempo de espera da Central de Libras
Em 2021 a Anatel deu início a um processo de Fiscalização Regulatória, visando a redução do tempo de espera da Central de Libras mantida em conjunto pelas prestadoras Algar, Tim, Vivo, Oi, Sky, dentre outras. Em resposta a essa iniciativa, as prestadoras implementaram melhorias nos processos e sistemas da Central e aumentaram o número de intérpretes de Libras. As ações tomadas levaram a uma expressiva diminuição no tempo médio de espera, que anteriormente era de cerca de seis minutos e agora está em torno de 50 segundos.
A fiscalização regulatória tem como pilares uma atuação mais responsiva da Agência e o aprimoramento do diálogo com os entes regulados. A Central de Intermediação da Comunicação (CIC), popularmente conhecida como Central de Libras, permite que pessoas com deficiência auditiva se comuniquem com ouvintes, por intermédio de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Central desempenha um papel importante na inclusão dessas pessoas e recebe aproximadamente 35 mil chamadas por mês.
Ademais, as operadoras também atenderam à solicitação da Anatel para dar prioridade às chamadas destinadas aos serviços de emergência, como bombeiros, polícia, SAMU e defesa civil. Desde a implementação dessa funcionalidade, a central já priorizou mais de 1,2 mil chamadas. Ao direcionar especial atenção às chamadas de emergência, a Central de Libras assegura uma resposta ágil em situações críticas. Essa medida é essencial para lidar com emergências médicas, incêndios, acidentes e outras circunstâncias em que o tempo desempenha um papel determinante.