Notícias
MOBILE WORLD CONGRESS
Presidente da Anatel participa de painel na MWC23
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, participou, nesta terça-feira (28) em Barcelona, na Espanha de sessão do Programa Ministerial GSMA, realizado no âmbito do Mobile World Congress (MWC23).
A sessão teve como finalidade reunir reguladores para compartilhar as experiências de seus países sobre o ecossistema digital e as inovações do setor de telecomunicações.
O presidente Baigorri destacou, em sua participação, o leilão de radiofrequências para o 5G no Brasil realizado em 2021, o maior já realizado pela Anatel, que foi não arrecadatório e marcado pelo estabelecimento de obrigações aos licitantes vencedores.
Segundo ele, serão utilizados R$ 3 bilhões de reais para “levar conexão para escolas públicas e garantir educação digital para todas as crianças”. Além disso, “vamos levar cobertura de 4G a 35 mil kms de estradas brasileiras, trazendo segurança aos caminhoneiros e às comunidades que vivem à margem dessas rodovias”. Outra ação que destacou foi “levar fibra óptica as comunidades do Rio Amazonas, entre as quais as indígenas”.
“As obrigações não são apenas promessas. As empresas devem oferecer garantias financeiras para assegurar o cumprimento”, explicou Baigorri. Dentre outros assuntos, ele também mencionou desafios atuais e futuros dos reguladores do setor.
Participaram do painel intitulado “Ask The Regulator” (Pergunte ao Regulador, em português) junto com Baigorri, o vice-presidente de Política e Regulamentação da GSMA, Daniel Pataki; o presidente do conselho de administração da Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia, Parsotambhai Vaghela; a presidente do conselho de administração da Autoridade Australiana de Comunicação e Mídia, Nerida O´Loughlin; o presidente da Comissão Grega de Telecomunicações e Correios, Konstantinos Masselos e a secretaria Executiva da Associação de Reguladores da África Austral, Bridget Linzie.
América Latina – O presidente da Anatel participou também, nesta terça-feira, da mesa-redonda Brechas de conectividad en América Latina com os reguladores de diversos países da região, em que foram debatidas formas de superar as lacunas digitais.