Notícias
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Presidente da Anatel faz alerta sobre redução de quadro de pessoal da Agência
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, participou nessa quinta-feira (28/11) de audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara dos Deputados convocada para discutir a situação das agências reguladoras no país.
Baigorri ressaltou que a Anatel tem hoje o menor quadro de pessoal de sua história e desafios crescentes, o que provoca sobrecarga de trabalho para os servidores da Agência.
“Temos pouco mais de 1,2 mil servidores, ante um quadro previsto de 1.690. Apesar de termos cada vez menos recursos para exercer nossas atividades, temos cada vez mais desafios. A Agência foi criada para cuidar de 30 milhões de telefones fixos e, agora, são mais de 300 milhões de acessos de todo tipo", destacou.
"Recentemente, fomos convocados pela Justiça para bloquear páginas, o Twitter/X, e agora para bloquear páginas de apostas ilegais... Isso afeta a vida dos nossos servidores, cada vez mais estressados e com mais trabalho, com salários e gratificações defasadas", enfatizou.
Destacou que essa evasão dos quadros prejudica a saúde mental dos servidores remanescentes, que sofrem com problemas como estafa. "Depois de décadas treinando servidores, nós os perdemos para outros órgãos, por concursos ou gratificações, em um círculo vicioso de sobrecarga. É preciso valorizar as carreiras. As instituições são feitas de pessoas”, disse.
“É fundamental que tenhamos mais concursos públicos, melhores salários, gratificações, para que a gente continue prestando um bom serviço no setor de telecomunicações, que é tão essencial", concluiu.