Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A Anatel e a Fundação Getulio Vargas (FGV) uniram-se em uma iniciativa estratégica para capacitar servidores e moldar o futuro da regulamentação digital no Brasil. O MBA em Regulação e Comunicação em Ecossistemas Digitais teve sua aula inaugural nesta segunda-feira (17/3), no auditório da FGV Brasília, reunindo autoridades do setor e especialistas em inteligência de dados, governança de plataformas e segurança digital.
O curso tem como objetivo preparar o quadro técnico da Anatel para atuar na interseção entre regulação, comunicação e inteligência de dados, abordando as transformações do mercado e da sociedade impulsionadas pela digitalização. A iniciativa fortalece o desenvolvimento de competências necessárias para compreender e atuar nos desafios regulatórios das plataformas digitais, bem como nas tendências emergentes da economia digital. “Esse MBA é essencial para garantir o reposicionamento da Anatel no contexto de um ecossistema digital cada vez mais complexo”, afirmou o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.
Com três grandes eixos (Comunicação, Direito e Sociedade; Economia, Plataformas e Redes Digitais; e Tecnologias Emergentes e Segurança Digital) e duração de um ano e meio, o curso é um passo importante na formação de profissionais aptos a lidar com a complexidade da regulação digital e a contribuir para a evolução do ecossistema digital brasileiro. “A Anatel tem a possibilidade de continuar na vanguarda dessa frente de estudo, que diz respeito à governança de plataformas, modelos regulatórios, liberdade de expressão, concorrência e sustentabilidade do modelo digital”, ressaltou o conselheiro substituto da Anatel Vinicius de Oliveira Caram Guimarães.
A superintendente executiva substituta da Anatel, Ana Beatriz Rodrigues de Souza, destacou o êxito da agência em seus anos de atuação e enfatizou o reposicionamento necessário diante dos novos desafios do cenário digital. “Dentro desses 27 anos, a Anatel entregou todas as missões institucionais para as quais foi constituída. Hoje, o Brasil é um país conectado, com a maioria da sua população tendo acesso aos serviços de conectividade. E, sem abandonar esse desafio, precisamos endereçar a utilização adequada das tecnologias emergentes que fazem parte desse contexto de renovação”, afirmou.
Para o conselheiro substituto da Anatel Daniel Martins D’Albuquerque, o programa reforça o compromisso da agência com a capacitação de seus profissionais e com a formulação de políticas públicas baseadas em conhecimento sólido e atualizado. “Essa parceria com a educação de excelência da FGV nos coloca em boas mãos nesta hora de grande transformação digital”, destacou.
A aula inaugural foi ministrada por João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM), e abordou os desafios apresentados para a comunicação digital e a defesa da democracia no cenário internacional; o histórico do debate acerca da liberdade de expressão e seus marcos regulatórios; os casos de regulação na União Europeia e no Reino Unido; e, por fim, o contexto brasileiro, com suas necessidades e desafios próprios.