Notícias
OUTUBRO CIBERSEGURO
Outubro Ciberseguro aborda celular legal
O superintendente de Planejamento e Regulamentação (SPR) e coordenador do Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GTSEG), Nilo Pasquali, e o assessor da SPR, João Alexandre Moncaio Zanon, apresentaram uma palestra sobre os cuidados que as pessoas devem ter ao serem vítimas de roubo ou furto de celular.
O evento online foi transmitido via Teams, na tarde de terça-feira (31/10). A palestra faz parte da campanha Outubro CiberSeguro, promovida pela Anatel, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de proteção e combate às ameaças online.
Zanon começou a palestra explicando como que funciona o Grupo de Trabalho de Suporte à Segurança Pública e um dos seus braços, que é o Celular Legal (combate ao uso de dispositivos móveis irregulares, roubados, adulterados ou falsificados). Ele explicou que uma das frentes de atuação é o bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou extraviados, pelas prestadoras e polícias civis estaduais.
“Esse sistema permite a identificação e o bloqueio de terminais roubados que foram adulterados para voltar ao mercado”, explicou. O sistema centralizado é operado pela ABR Telecom. De acordo com o Zanon, um aparelho roubado no exterior também é bloqueado no Brasil. Para conseguir o bloqueio, o consumidor deve ir diretamente em uma delegacia ou entrar em contato com a prestadora com o número do IMEI do aparelho. Para conhecer o número do MEI, basta digitar *#06#.
Zanon também alertou que é recomendável bloquear o aparelho no sistema operacional, para apagar os dados do equipamento e impedir o uso dos aplicativos instalados. Para dispositivos Android, acesse https://www.android.com/find, e para IOS, https://www.icloud.com/find. Desde o início desse sistema, em 2014, o total de bloqueios no Brasil ultrapassa 15 milhões de dispositivos, sendo que mais de 75 mil pedidos foram solicitados no exterior.
Ele também alertou para o uso de dispositivos irregulares, que podem ser prejudiciais à saúde do usuário. Esses aparelhos podem ser incompatíveis com as redes brasileiras, pois não passaram por testes e podem conter substâncias perigosas em grande quantidade, como chumbo e cádmio. “A certificação da Anatel é a garantia que o consumidor tem que está adquirindo um produto seguro”, destacou Zanon.
Assista ao vídeo da palestra aqui.
Outubro CiberSeguro
Entre as ações realizadas na campanha #OutubroCiberSeguro estão o evento sobre proteção online de crianças e adolescentes e fraudes digitais, no dia 10/10; o lançamento dos portais sobre prevenção a fraudes e alfabetização digital, no dia 17/10; e a conversa sobre segurança na Internet com o CERT.br, no dia 25/10. Ao longo do mês de Outubro, também foram divulgados posts e vídeos nas redes socias da Agência, além de mais uma campanha do Movimento #FiqueEsperto, por meio da qual foram enviadas mensagens com dicas de segurança aos consumidores e publicados posts nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa.
Acompanhe todas as iniciativas nas redes sociais da Agência, pela hashtag #OutubroCiberSeguro.