Notícias
Ainda serão distribuídos 90 mil conversores em Manaus
O presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse em entrevista coletiva, nesta segunda-feira, em Manaus, que ainda serão distribuídos 90 mil kits (com conversor, antena e controle remoto) aos beneficiários dos programas sociais do Governo, na cidade. Quadros falou que até agora 13 capitais do país já tiveram o sinal analógico de TV desligado e que já foram distribuídos em todo o país 9 milhões de kits.
Quadros alertou que falta pouco tempo para o desligamento da TV analógica em Manaus, Careiro da Várzea e Iranduba e que até o momento já foram distribuídos 160 mil kits. Quadros disse ainda que além de beneficiar o telespectador, o desligamento também vai permitir a melhoria da banda larga, permitindo, por exemplo, baixar de arquivos com maior velocidade.
Lembrou ainda que A Seja Digital é o braço operacional desse trabalho e que está desde fevereiro entregando kits a pessoas de baixa renda, beneficiários de programas sociais do governo. A organização está trabalhando desde final do ano passado e desde fevereiro vem distribuindo os kits.
As pessoas não devem deixar para a última hora para buscar os seus kits e para fazer a instalação do aparelho, disse o presidente. Ele espera que na semana do desligamento Manaus deverá atingir o percentual de 90% de domicílios com sinal digital. Ele acredita que o percentual já está acima de 80%.
A Agência vem visitando todas as capitais do país para informar toda a população. Quadros explicou que a frequência que será utilizada pelas operadoras de telecom vai melhorar a transmissão do 4G em ambientes fechados.
Eucine dos Reis, empregada doméstica, 72 anos, recebeu o conversor das mãos do presidente Juarez Quadros. Ela tem duas TVS de tubo em casa e vai colocar o conversor na TV da sala. Ela ficou sabendo do direito ao recebimento do conversor por carta enviada pela programa Bolsa Família. Eucine disse gostar de assistir ao telejornal, às novelas e à missa na TV. Além dela, também receberam o kit a Maria Luiza que gosta de assistir a programas evangélicos na TV e César Gonçalves, de 33 anos, contador, que soube pela TV que tinha direito ao kit e pretende colocar o conversor na TV dos filhos.