Notícias
MOBILE WORLD CONGRESS
Gape conhece experiência catalã em ensino digital
O secretário Executivo do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), Nilo Pasquali, Gesilea Teles, representando o presidente do Gape (conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações Vicente Aquino), e Lívia Caruline dos Santos, assessora do conselheiro – acompanhados pelo Consulado-Geral do Brasil em Barcelona (Espanha) – visitaram, nesta quarta-feira (1º), o Departamento de Educação da Comunidade da Catalunha.
O objetivo da visita foi conhecer as iniciativas de Educação Digital e escolas conectadas da região. No Departament d'Educaió (Departamento de Educação, em catalão), eles foram recebidos pelo diretor-geral de Inovação, Digitalização, Currículo e Idiomas, Joan Cuevas Expósito, e pelo diretor-adjunto de Cultura Digital, Jordi Seradols.
O Gape estabelece diretrizes e acompanha no Brasil, de acordo com o Edital da Licitação do 5G realizado em 2021, a utilização de R$ 3,1 bilhões destinados a projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Segundo os membros do Gape, a experiência catalã busca formar alunos com competência digital em uma estrutura que promova uma cultura tecnológica. Para isso, alunos e professores têm mobilidade com os laptops distribuídos pelo Departamento de Educação e as escolas possuem Wi-Fi (conexão sem fio). Há dispositivos de segurança e controle de acesso à internet nos equipamentos distribuídos. O governo capacita os coordenadores digitais para garantir o uso efetivo dos equipamentos em linha com a estratégia digital catalã.
Pasquali, Gesilea e Lívia participam também do Mobile World Congress (MWC23), realizado em Barcelona, capital catalã.