Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Delegação da Anatel participa de eventos de telecomunicações latino-americanos e de reuniões bilaterais no México
Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, delegação brasileira chefiada pelo conselheiro diretor Alexandre Freire, contando com o chefe da Assessoria Internacional, Ronaldo Moura, e o assessor do Conselho Diretor, Leonardo Tostes, representou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dois eventos de telecomunicações de âmbito latino-americano na Cidade do México, no México.
A delegação participou do Congresso Latino-Americano de Transformação Digital (CLTD), que se encontra em sua décima edição, é um evento anual, organizado pela Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET), a Global System for Mobile Communications Association (GSMA) e outros entes internacionais com suporte da União Internacional de Telecomunicações (UIT). O intuito é o de constituir ponto de encontro dos atores do ecossistema digital regional, propiciando diálogo para atração e promoção de investimentos e desenho de políticas públicas e regulatórias, reunindo os setores público e privado. O grupo também participou do M360 LATAM, organizado pela GSMA, que engloba demonstração de tecnologias, se constitui num foro de debate entre setor público e privado, com agenda de conferências e painéis.
No CLTD, o conselheiro representou a Agência como debatedor na mesa redonda “Melhoria regulatória: regulação inteligente para acelerar a digitalização”. Em sua participação reforçou que “a evolução institucional, jurídica e operacional dos órgãos reguladores para se reinventarem é um movimento urgente e necessário, sendo que os parlamentos nacionais precisam atualizar a legislação diante da alteração do paradigma regulatório e transformar os reguladores de infraestrutura em reguladores dos serviços digitais”.
Já na programação do M360 LATAM, o conselheiro Alexandre Freire proferiu apresentação como painelista de abertura da sessão plenária “Além da cobertura: como eliminar a lacuna de demanda de internet móvel na América Latina”, durante a qual realizou a exposição “Inclusão Digital e Conectividade Significativa: a experiência do Brasil”. Abordou o panorama setorial brasileiro e as ações da Anatel sobre os temas, incluindo aspectos do Edital do 5G para expansão da infraestrutura e conectividade escolar, novas frentes de atuação voltadas à conectividade significativa e o reposicionamento estratégico da Agência para o quadriênio 2023-2027.
Em paralelo ao evento, a delegação brasileira realizou ainda reuniões bilaterais. A primeira delas foi com representantes do Banco Mundial, liderados por Doyle Gallegos, gestor do Programa Regional para Desenvolvimento Digital na América Latina e Caribe, com vistas à identificação de sinergia para atuação conjunta em relação a temas digitais emergentes. Uma segunda pauta, relacionada às atividades do Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (CEATEL), presidido pelo Conselheiro, foi objeto de encontro com o Mauro Aguilar, diretor da Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica, e representantes do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México, uma das maiores instituições de ensino pública desse país, com elevada reputação nas áreas de tecnologias. No encontro foram identificadas possíveis pautas de trabalho conjunto e estabelecido diálogo para desenho de projetos conjuntos ainda neste ano.