Notícias
#FiqueEsperto
Começa hoje nova campanha do Movimento #Fique Esperto
Começou nesta segunda-feira (17/07) a nova campanha do Movimento #Fique Esperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital. A Anatel, em parceria com diversos agentes (públicos e privados), lançou hoje o primeiro post da campanha nas redes sociais da Agência (no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram).
Até o final de agosto, serão divulgadas mensagens sobre os cuidados que o consumidor deve tomar ao identificar situações que podem ocorrer quando um criminoso clona o aparelho, por exemplo: que a internet do celular só funciona via wi-fi ou que perdeu o acesso às contas de redes sociais. Esta campanha também pretende alertar sobre pedido não solicitado de portabilidade da linha, pagamento de boletos falsos, além de promoções, produtos ou serviços muito vantajosos ao consumidor.
As campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br. As mensagens com as dicas de segurança também são encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais, pela hashtag #FiqueEsperto.
O #FiqueEsperto começou em outubro de 2020 dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel. Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital. Finalizado esse período, a Agência entendeu que, pela relevância do assunto, deveria ser dada continuidade à iniciativa. Assim, surgiu a definição de “movimento”, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas.
A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, especialmente, quanto à iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.
Parceiros
Além da Agência, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp.