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Claro é a operadora mais acessível de 2019, avalia Anatel
Pelo segundo ano, a Anatel divulga a classificação de acessibilidade das prestadoras de serviços de telecomunicações segundo as ações por elas promovidas
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (31/3), o Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020, que visa à melhoria do atendimento às pessoas com deficiência. A Claro foi a empresa melhor colocada no Ranking da Acessibilidade .
O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade - RGA (Resolução nº 667/2016) e é resultado de diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2019. Para a classificação, foram avaliados os indicadores:
- Acessibilidade na Página da Internet ( API )
- Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento ( ASA )
- Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência ( ERA )
- Ações Voluntárias que incentivem/divulguem/assegurem os direitos das pessoas com deficiência ( AVI )
As cinco maiores prestadoras – Claro, Oi, SKY, VIVO e TIM – foram fiscalizadas. A Algar, Prestadora de Pequeno Porte, participou do Ranking de forma voluntária. De acordo com os critérios da Anatel e considerados todos os itens avaliados, a Claro é a vencedora do Ranking de Acessibilidade 2020. Veja a classificação geral:
Posição no Ranking |
Prestadora |
1º lugar |
Claro |
2º lugar |
SKY |
3º lugar |
VIVO |
4º lugar |
TIM |
5º lugar |
Oi |
6º lugar |
Algar |
Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as prestadoras melhor avaliadas são as seguintes:
Classificação |
API |
ASA |
ERA |
AVI |
1º |
TIM |
SKY |
Oi |
VIVO |
2º |
Claro |
Claro |
VIVO |
Claro |
3º |
VIVO |
VIVO |
Claro |
Oi |
4º |
SKY |
Oi |
SKY |
TIM |
5º |
Oi |
TIM |
TIM |
SKY |
6º |
Algar |
Algar |
Algar |
Algar |
Entre as ações que deram a liderança à Claro, estão a adaptação do site às pessoas com deficiência, inclusive com o uso de aplicações de tradução Português - Libras; as lojas acessíveis com: piso tátil, senhas sonoras, rampas com corrimão, atendimento prioritário; e o atendimento em Libras nas lojas por meio da Central de Intermediação de Comunicação (CIC).
Com esse resultado, a Claro faz jus ao Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2020.