Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Celac realiza, no Brasil, sua primeira plenária sobre telecomunicações
A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) realizou nessa quinta-feira (5/12), em Salvador, sua primeira plenária sobre telecomunicações. A entidade, que reúne 33 países, busca construir posições conjuntas em torno de temas-chave, como a inclusão digital, a infraestrutura tecnológica e os marcos regulatórios. A plenária ocorreu durante O ICT LAC Summit, promovido pela Anatel e pelo Instituto Federal de Telecomunicações (IFT) do México, com apoio, entre outros, da Celac.
"Reunimos contribuições valiosas que permitirão construir uma proposta integral, a qual será compartilhada com os membros da Celac para discussão em seu plenário. O objetivo é elaborar um documento que reflita a visão coletiva dos países membros, consolidando uma abordagem regional que promova uma transformação digital inclusiva e sustentável na América Latina e no Caribe para discussão pelos países-membros", disse Lorenzo Saucedo Cálix, presidente da Comissão Nacional de Telecomunicações de Honduras (Conatel). Honduraz exerce a presidência pro tempore da Celac.
Segundo Saucedo, a transformação digital não é apenas uma meta econômica, mas também um compromisso social. "Devemos garantir que os benefícios da tecnologia cheguem a todos os cantos de nossa região, promovendo a equidade, o desenvolvimento sustentável e a prosperidade compartilhada", defendeu.
A chefe da Assessoria Internacional da Anatel, Andrea Mamprim Grippa, destacou que a plenária foi um momento de reafirmação do compromisso de cooperação do Brasil com a América Latina e o Caribe. "Temos desafios comuns e, mais do que isso, por tudo que ouvimos aqui nas discussões, temos propósitos comuns É muito importante que, nas próximas semanas, todos os membros da Celac sigam com o exame e o trabalho no documento rumo à sua aprovação. Acreditamos que uma ação conjunta, amparada por princípios consensuais, pode agregar muito valor aos nossos esforços latino-americanos e caribenhos por uma verdadeira autonomia digital", destacou.