Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CDUST se reúne em Brasília
O Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST) se reuniu nesta terça-feira (11/6) sob a presidência do conselheiro Vicente Aquino. Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2023 e o Manual de Implantação do Novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).
De acordo com o presidente do CDUST, as apresentações ajudaram a esclarecer dúvidas sobre os temas abordados, especialmente quanto às regras de implementação do novo RGC. Além disso, foram coletadas contribuições dos integrantes do Comitê sobre esses assuntos.
A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida é realizada anualmente com consumidores de serviços de telefonia fixa, telefonia celular (pré-paga e pós-paga), internet fixa e TV por assinatura. Ela mede duas dimensões simultaneamente: satisfação e qualidade percebida pelos consumidores. Na edição de 2023, foram entrevistados 71.952 consumidores.
As médias nacionais por serviço do Índice de Satisfação Geral (ISG) da pesquisa de 2023, estatisticamente maiores que as aferidas na pesquisa 2022. Numa escala de 1 a 10, as notas foram as seguintes: telefonia celular pré-paga: 7,79; telefonia fixa: 7,73; telefonia celular pós-paga: 7,61; Internet fixa: 7,43; e TV por assinatura: 7,41.
Foi informado também que o Grupo de Implantação do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações (GIRGC) está em pleno funcionamento. Esse grupo é composto por representantes das Superintendências da Anatel, das prestadoras de serviços de telecomunicações, incluindo as de pequeno porte, e do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).