Notícias
CONSELHO DIRETOR
Carlos Baigorri toma posse como conselheiro da Anatel
O economista Carlos Manuel Baigorri tomou posse como membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira (28/10), na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília (DF). A cerimônia contou o ministro Fabio Faria e o presidente da Anatel Leonardo de Morais e os conselheiros Emmanoel Campelo, Moisés Moreira, Vicente Aquino e Raphael Garcia.
Com mandato até 4 de novembro de 2024, o novo conselheiro vai ocupar vaga decorrente do término do mandato de Aníbal Diniz. Baigorri foi sabatinado e aprovado na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal em 19 de outubro e, no dia seguinte, teve seu nome validado em Plenário.
O ministro Fabio Faria ressaltou que a Anatel terá papel fundamental no leilão do 5G e no processo dos Correios. Sobre Baigorri, Faria disse tratar-se de uma unanimidade no setor de telecomunicações e fez votos que o novo conselheiro “consiga desenvolver um bom trabalho pela Agência, que tem sido muito demandada nesse período de pandemia”.
O presidente Leonardo de Morais saudou o novo membro do Conselho Diretor, que é servidor de carreira da Anatel desde 2009 . “Nosso propósito maior é servir ao País, buscar o diálogo e a construção conjunta que faz com que se somem esforços para promover a inclusão digital. A sociedade brasileira ganha com quadros da própria Anatel. Toda a instituição está muito feliz com a sua nomeação”, afirmou.
Na posse, Carlos Baigorri agradeceu a indicação ao Conselho diretor e salientou que “a Anatel tem diversos desafios para o ano que vem, como o leilão de 5G, e temos que garantir que a conectividade chegar a todos rincões do País, com qualidade e a preços acessíveis à população para que todos os brasileiros possam exercer a sua cidadania”.
Carlos Baigorri é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Na Anatel, ocupou os cargos de chefe da Assessoria Técnica, superintendente de Controle de Obrigações, superintendente de Competição e superintendente-Executivo.
O D ecreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial da União de 27 de outubro.