Notícias
Infraestrutura Estratégica
Brasil integra órgão de resiliência de cabos submarinos
No dia 12 de dezembro de 2024, o Órgão Consultivo Internacional sobre Resiliência de Cabos Submarinos realizou, por meio virtual, sua primeira reunião. Representando o Brasil, o superintendente executivo da Anatel, Gustavo Borges, compõe o grupo, que reúne especialistas de governos, indústria e organizações internacionais.
A reunião inaugural abordou a definição de métodos de trabalho, temas prioritários e próximos passos para elaborar uma visão estratégica, plano de ação e cronograma de entregas. O objetivo é fortalecer a infraestrutura de cabos submarinos, essencial para a comunicação global.
Em sua participação, Gustavo Borges enfatizou a importância da gestão eficiente dessa infraestrutura para garantir o fluxo seguro e livre de dados no cenário global. Ele também destacou o papel estratégico do Brasil, especialmente pelo hub de cabos submarinos na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), e o engajamento da Anatel em promover boas práticas na região do Mercosul, em proposta atualmente em análise.
Sobre o Órgão Consultivo
Criado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e pelo Comitê Internacional de Proteção de Cabos (ICPC, na sigla em inglês), o Órgão Consultivo visa aumentar a resiliência de cabos submarinos por meio de uma abordagem global. Seu trabalho inclui a identificação de melhores práticas, promoção de reparos ágeis, mitigação de riscos e fortalecimento da continuidade das comunicações.
Composto por dois presidentes e 40 membros selecionados por candidatura, o grupo é uma parceria estratégica entre governos, indústrias e organizações internacionais, reforçando a cooperação global para a segurança das telecomunicações.