Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Anatel ganha prêmio de Boas Práticas no Regulatel 2021
Na última semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ganhou o prêmio de Boas Práticas no Foro Latinoamericano de Reguladores de Telecomunicações (Regulatel) de 2021. A Agência foi eleita na categoria “qualidade de atendimento ao cliente”, no evento que aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro. Em sua apresentação, a Anatel enfatizou a inovação trazida pelas ouvidorias, sendo uma nova instância de recebimento de reclamações de consumidores que anteriormente já haviam registrado demandas em suas prestadoras, mas não foram atendidos de forma completa ou eficiente. O Brasil concorreu com outros países como: Colômbia, México, Peru e República Dominicana.
No ano passado a Anatel também ganhou o concurso de Boas Práticas na categoria “qualidade de atenção ao usuário” apresentando o lançamento da plataforma “Anatel Consumidor”.
Cristiana Leão, Gerente de Tratamento de Solicitações (RCTS), da Superintendência de Relações com Consumidores (SRC), Pryscilla Oliveira, da Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo (RCIC) e Andrea Grippa, assessora da Assessoria Internacional, representaram a Anatel no evento. Após as apresentações foi realizada a votação pelos próprios reguladores e a Anatel foi eleita na categoria “qualidade de atendimento ao cliente” dentre os projetos considerados mais relevantes.
No evento, a Anatel destacou que essa nova instância (as ouvidorias) tem o objetivo de melhorar o relacionamento entre os consumidores e as maiores prestadoras do Brasil, tendo além de estrutura própria, um ouvidor exclusivamente dedicado a essa função e ligado diretamente às presidências das operadoras. Os ouvidores devem produzir relatórios, sobre as reclamações recebidas e suas causas, que são encaminhados à Anatel, e devem também propor melhorias de processos e mitigação de conflitos com os usuários.
O concurso de Reconhecimento de Boas Práticas Regulatórias é realizado anualmente desde 2014, sendo considerado uma das principais atividades do Regulatel. O prêmio será oficializado na próxima reunião plenária do Regulatel, que ocorrerá, de forma virtual, ainda em dezembro. Informações adicionais podem ser obtidas no site do Regulatel: http://regulatel.osiptel.gob.pe.