Notícias
CEATEL
Anatel visita centros de segurança cibernética na Finlândia
O presidente do Centro de Altos Estudos em Telecomunicações (Ceatel), o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações Alexandre Freire, visitou, dia 22 de maio, a Universidade de Ciências Aplicadas de Jyväskylä (JAMK, em finlandês) e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento de Jyväskyla (JYSECTEC), na Finlândia. JAMK é um polo finlandês de pesquisa e estudos em segurança cibernética, inteligência artificial e análise de dados e o JYSECTEC, ligado ao Instituto de Tecnologia da Informação de JAMK, conduz projetos a nível europeu e de cooperação global, que incluem governos e instituições diversas, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em setores cuja relevância econômica e social dependem cada vez mais de proteção contra ameaças cibernéticas.
Segundo Freire, “as visitas e reuniões voltaram-se a estabelecer diálogo com atores que atuam na fronteira do estado da arte da segurança cibernética da Finlândia, país líder no tema, de forma a subsidiar novas iniciativas relacionadas às atividades da Anatel e do Ceatel”. Durante o encontro, o conselheiro debateu soluções europeias já em aplicação para cenários complexos que envolvem ataques de larga escala a cadeias produtivas e a infraestruturas e equipamentos de extrema criticidade, como aqueles de manutenção da vida e da saúde humana.
Jyväskylä está a cerca de 250 km da capital da Finlândia, Helsinque, que sedia o Critical Communications World (Mundo das Comunicações Críticas, em português), que vai desta terça-feira (23) até quinta-feira (25). O evento, que une fabricantes e fornecedores ligados ao tema, ocorre há 20 anos e é promovido pela Associação de Comunicações Críticas (The Critical Communications Association, em inglês). Freire lidera a missão da Anatel no Congresso.
Ainda, segundo o conselheiro, "as soluções finlandesas para segurança cibernética demonstram que a atuação dos reguladores deve ser cada vez mais abrangente, considerando aspectos nem sempre evidentes como a questão do financiamento das atividades e mecanismos de proteção e, sobretudo, das peculiaridades de cada setor produtivo ou governamental que podem vir a ser alvos de ataques".
Freire está relatando a proposta de alteração do Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações. "Sem dúvida, as informações coletadas nas visitas poderão contribuir para a apresentação de uma proposta robusta e eficaz ao Conselho Diretor da Anatel", analisou. Acompanharam o conselheiro em Jyväskylä, o chefe da Assessoria Internacional da Anatel, Ronaldo Neves de Moura Filho, e a chefe de Gabinete do conselheiro Vicente Aquino, Gesilea Fonseca Teles.