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Anatel registra queda 3,4% nas reclamações de telecom entre janeiro e outubro
Dados atualizados em 01/12/2016 às 11h30.
As reclamações dos consumidores registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por conta de serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel, banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa atingiram 3,3 milhões entre janeiro e outubro deste ano, queda de 3,4% em relação ao mesmo período de 2015, quando elas chegaram a 3,4 milhões.
Reclamações registradas na Anatel |
|||
fonte: SRC/Sistema Focus |
|||
2016 |
2015 |
2016 / 2015 |
|
jan |
353,1 |
203,3 |
73,7% |
fev |
346,0 |
259,3 |
33,4% |
mar |
385,5 |
380,0 |
1,5% |
abr |
323,2 |
344,4 |
-6,2% |
mai |
315,9 |
363,1 |
-13,0% |
jun |
322,2 |
368,6 |
-12,6% |
jul |
316,3 |
411,9 |
-23,2% |
ago |
346,1 |
378,4 |
-8,5% |
set |
300,1 |
364,0 |
-17,6% |
out |
294,4 |
344,7 |
-14,6% |
nov |
335,4 |
||
dez |
335,3 |
||
ano |
4.088,4 |
||
jan-out |
3.302,8 |
3.417,7 |
-3,4% |
Do total das reclamações recebidas, houve um aumento de 3,4% nas reclamações relativas à telefonia móvel 50,7 mil queixas a mais. As principais reclamações dos consumidores foram por cobrança indevida em linhas pós-pagas.
Os outros serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel registraram queda neste ano. A maior diminuição ocorreu na TV por assinatura com queda de 11,5%, 56,8 mil reclamações a menos; seguida pela banda larga fixa com redução de 8,4%, menos 45,1 mil queixas; e telefonia fixa que apresentou queda de 7,7% nas reclamações, 67,4 mil registros a menos que no ano passado.
Segundo Elisa Leonel, “é no relacionamento com o consumidor que estão os principais pontos a serem melhorados. Por isso, a Anatel tem voltado seus esforços e ações de fiscalização justamente à transparência da oferta dos serviços e à correta informação ao consumidor.”
A telefonia móvel passou a responder por quase metade das reclamações recebidas nos canais de atendimento da agência reguladora, seguida pela telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura.
Distribuição das reclamações por serviço
2015 |
2016 |
|
Telefonia Móvel |
47,1% |
44,0% |
Telefonia Fixa |
24,3% |
25,5% |
Banda Larga Fixa |
14,9% |
15,7% |
TV por Assinatura |
13,2% |
14,4% |
Outros |
0,5% |
0,4% |
UFs – De janeiro a outubro de 2016, as maiores taxas de crescimentos nas reclamações referentes às prestadoras de telefonia móvel, banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa, em relação ao mesmo período do ano passado, foram registradas nos estados do Piauí (31,4%), Pará (10, 1%), Minas Gerais (6,7%), Paraíba (6,2%) e Rondônia (4,4%). As unidades da federação que apresentaram as maiores reduções nas queixas dos serviços foram Rio de Janeiro (-13,2%), Bahia (-13%), Paraná (-12,3%), Mato Grosso do Sul (-10,7%) e Espírito Santo (-8,7%).
Reclamações Registradas na Anatel (mil) (Janeiro a Outubro) |
|||
2016 |
2015 |
2016/2015 |
|
AC |
2,2 |
2,1 |
3,9% |
AL |
13,5 |
13,4 |
1,0% |
AM |
21,3 |
21,3 |
-0,2% |
AP |
2,4 |
2,6 |
-7,7% |
BA |
215,1 |
247,4 |
-13,0% |
CE |
82,6 |
85,5 |
-3,3% |
DF |
66,3 |
63,8 |
3,9% |
ES |
49,0 |
53,7 |
-8,7% |
GO |
108,7 |
107,4 |
1,3% |
MA |
29,6 |
31,6 |
-6,2% |
MG |
459,6 |
430,9 |
6,7% |
MS |
22,1 |
24,8 |
-10,7% |
MT |
22,9 |
22,8 |
0,7% |
PA |
51,3 |
46,6 |
10,1% |
PB |
25,6 |
24,1 |
6,2% |
PE |
93,4 |
96,1 |
-2,8% |
PI |
18,1 |
13,8 |
31,4% |
PR |
143,6 |
163,7 |
-12,3% |
RJ |
540,4 |
622,3 |
-13,2% |
RN |
19,2 |
20,4 |
-6,0% |
RO |
8,0 |
7,6 |
4,4% |
RR |
2,7 |
2,7 |
-1,1% |
RS |
164,5 |
175,8 |
-6,5% |
SC |
85,2 |
85,9 |
-0,8% |
SE |
25,3 |
25,9 |
-2,5% |
SP |
980,8 |
1.002,0 |
-2,1% |
TO |
6,4 |
6,2 |
3,6% |
UF Não Declarada |
42,7 |
17,3 |
147,4% |
Total Geral |
3.302,8 |
3.417,7 |
-3,4% |
Empresas – Na telefonia móvel, a Tim apresentou maior aumento relativo nas reclamações, crescimento de 17,9%, de janeiro a outubro de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado, seguida pela Vivo com 4,9%. As demais operadoras apresentaram redução: Claro menos 6,7%, Nextel menos 4,4% e Oi menos 4,2%.
Na TV por assinatura, as reclamações contra a Sky caíram 32,6% e as reclamações contra a Vivo registraram redução de 17,9%. Nas outras prestadoras, houve aumento: de 15,8% no Grupo NET/Claro e de 8,4% na Oi. Na banda larga fixa, a Vivo apresentou queda de 8,0% nas reclamações; no caso da Oi, a variação foi de menos 14,2% e na Net/Claro, a redução foi de 13,3%. Na telefonia fixa, a Net/Claro reduziu em 17,8% as reclamações, seguida pela Oi com menos 9,3% e pela Vivo, que registrou diminuição de 1,4%.
A superintendente de relações com os consumidores da Anatel, Elisa Leonel, disse que nos três primeiros meses deste ano a capacidade de atendimento do Call Center da agência reguladora, foi ampliada, o que permitiu um aumento no recebimento de reclamações.
Registre sua reclamação – A Agência Nacional de Telecomunicações recomenda que o consumidor fale primeiro com a prestadora de serviço de telecomunicações e anote o protocolo de atendimento. Se a empresa não responder ou se a resposta não for adequada, o consumidor deve contatar a agência reguladora. Para obter mais informações sobre os canais de atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações, acesse o Portal da Anatel.