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TRANSPARÊNCIA
Anatel realiza evento sobre dados abertos
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou nesta sexta-feira (24/6) evento virtual com objetivo de apresentar os dados disponíveis, de forma estruturada e aberta, no portal da Agência na internet e no Portal de Dados Abertos.
A abertura do evento foi realizada pelo superintendente-executivo, Abraão Balbino, que lembrou ter coordenado, em 2009, uma das primeiras iniciativas de unificação dos dados na Agência. “Desde então, houve uma evolução muito significativa. Hoje existem dashboards muito transparentes e modernos; alguns anos atrás, colocávamos como fonte outras instituições, outros órgãos, mas agora a Anatel tem virado referência na disponibilização de dados”, disse.
Herculano Oliveira, coordenador na Gerência de Planejamento Estratégico, falou sobre os ganhos decorrentes da disponibilização dos dados abertos: transparência, monitoração de políticas públicas, controle social e inovação. Ele traçou um breve panorama sobre os dados da Anatel disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos: acessos, acompanhamento e controle, áreas tarifárias, arrecadação, certificação de produtos, consumidor, competição, espectro e órbita, fiscalização, gestão de pessoas, indicadores internacionais, infraestrutura, outorga e licenciamento, portabilidade, qualidade, regulamentação e utilidade pública.
Gerente de Informações e Biblioteca da Agência, Nei Jobson destacou como foi importante a Anatel ter investido na capacitação dos servidores em cursos de Qlik Sense, aplicativo do Windows que permite aos usuários criar visualizações, gráficos, dashboards interativos e apps de analytics para uso local e offline. Segundo ele, nos últimos anos foram formadas 20 turmas, que resultaram em mais de 300 servidores capacitados.
Eduardo Jacomassi, gerente de Universalização, apresentou os Painéis de Dados da Agência. Ele explicou que a Anatel disponibiliza uma série de filtros por meio dos quais o usuário consegue obter o recorte dos dados, o que é muito útil pra quem faz o acompanhamento do setor, como veículos de imprensa, por exemplo. “A Agência recebe dados de sete mil empresas e os disponibiliza mensalmente. Os dados dos painéis foram muito úteis para a definição das localidades destinadas aos compromissos de abrangência do 5G, por exemplo. As bases de dados da Anatel são utilizadas também na construção das políticas públicas do Ministério das Comunicações”, disse.
No evento, foi apresentada a proposta de bases de dados que a Agência pretende incluir no plano de ação associado ao novo Plano de Dados Abertos da Anatel que irá viger nos próximos dois anos, a partir de novembro. A Anatel está elaborando o Plano de Dados Abertos 2023-2024 e realizará uma consulta pública para receber contribuições da sociedade.
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