Notícias
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Anatel promove workshop sobre segurança cibernética
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu nessa quinta-feira (23/11), em Brasília, o Workshop de Segurança Cibernética e Combate à Fraude no Ecossistema Digital. O evento contou com representantes de governo, da academia e da iniciativa privada, que discutiram a necessidade do aprofundamento da cooperação dos diversos setores para minimizar as vulnerabilidades cibernéticas. A gravação do workshop está disponível no canal da Anatel no YouTube.
A chefe substituta da Assessoria Internacional da Anatel, Andrea Grippa, informou que a Agência tem atuado no âmbito nacional, regional e internacional para a promoção da segurança cibernética. Explicou que, no âmbito nacional, a segurança cibernética é uma prioridade estratégica não apenas sob a ótica da segurança e resiliência das redes, mas também sob a perspectiva do cidadão. “A segurança cibernética é motor de desenvolvimento econômico e social. E, portanto, uma prioridade”, afirmou.
Ela disse que, no campo regional e no internacional, a Anatel, na condição de representante brasileira nos organismos internacionais de telecomunicações, tem a possibilidade de trocar experiências com outros países e internalizar boas práticas.
A chefe da Divisão de Defesa e Segurança Cibernética (D-Ciber) do Ministério das Relações Exteriores, Larissa Schneider Calza, lembrou que o Brasil tem atuação proeminente em segurança cibernética e que o País participou de cinco das seis reuniões do Grupo de Peritos Governamentais da Organização da Nações Unidas (ONU) sobre o tema, presidindo o Grupo por duas vezes. Recordou que em 2015, sob a presidência do Brasil, foram acordadas as onze regras de comportamento responsável dos Estados no espaço cibernético.
O coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações (MCom), Daniel Brandão Cavalcanti, destacou que o Brasil tem um histórico de preocupação com segurança das telecomunicações desde os anos 70 e que tem implementado medidas relevantes e um arcabouço legal e normativo robusto na prevenção de incidentes cibernéticos. Lembrou que o País tem uma Política de Segurança de Informação, uma Estratégia de Segurança Cibernética e uma rede federal de tratamento de incidentes.
O workshop contou com a palestra de abertura do Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Marcelo Malagutti, e os seguintes painéis temáticos: “A contribuição setorial na promoção da segurança cibernética: atuação, melhores práticas e desafios do Setor de Telecomunicações”; “Combate à Fraude no Ecossistema Digital: compartilhando experiências na persecução penal de crimes cibernéticos”; e “Estudo de Casos sobre ataques cibernéticos e fraudes digitais: Lições aprendidas e melhores práticas adotadas em resposta aos incidentes cibernéticos”.
Assista aos vídeos do evento nos links abaixo:
Período da manhã: Abertura, Palestra Inaugural e Painel “A contribuição setorial na promoção da segurança cibernética: atuação, melhores práticas e desafios do Setor de Telecomunicações”.
Período da tarde: Painéis “Combate à Fraude no Ecossistema Digital: compartilhando experiências na persecução penal de crimes cibernéticos” e “Estudo de Casos sobre ataques cibernéticos e fraudes digitais: Lições aprendidas e melhores práticas adotadas em resposta aos incidentes cibernéticos”.