Notícias
Fortalecendo Competências na Administração Pública
Anatel promove capacitação internacional com curso da Harvard Kennedy School: Behavioral Insights and Public Policy
Entre os dias 8 e 26 de julho de 2024, três servidores da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participaram do curso "Behavioral Insights and Public Policy", ofertado pela renomada Harvard Kennedy School. A iniciativa, promovida pelo Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi) em parceria com a Superintendência de Administração e Finanças (SAF), representa um passo importante na formação contínua e no fortalecimento das competências dos profissionais da Agência.
O curso abordou a aplicação de insights comportamentais no desenvolvimento e implementação de políticas públicas, fornecendo aos participantes uma compreensão profunda das técnicas baseadas em evidências que podem ser aplicadas na formulação de políticas mais eficazes e alinhadas com as necessidades da sociedade. Ao longo de três semanas, três servidores escolhidos por meio de processo seletivo tiveram a oportunidade de explorar teorias e práticas inovadoras, colaborando com profissionais e acadêmicos de todo o mundo.
O conteúdo do curso incluiu temas como a compreensão do comportamento humano em diferentes contextos, o papel da psicologia na formulação de políticas públicas, e a análise de casos reais onde a aplicação de insights comportamentais resultou em políticas mais eficazes. Essas novas perspectivas prometem trazer inovações para o ambiente de trabalho da Anatel, alinhadas com as melhores práticas internacionais.
O conselheiro Alexandre Freire, presidente do Conselho Superior do Ceadi, destacou que desde que assumiu a presidência do Centro teve como premissa ofertar aos servidores da Agência a possibilidade de fazerem as melhores capacitações possíveis junto às melhores instituições, nacionais e internacionais. Tal iniciativa contou com o apoio tanto do presidente da Agência, Carlos Baigorri, quanto do Superintendente de Administração e finanças, Daniel D’Albuquerque, tendo sido esse o 4º curso ofertado aos servidores pela Harvard Kennedy School, considerada como a melhor escola do mundo para debates sobre políticas públicas.
Os outros cursos ofertados e que contaram com a participação de servidores da Agência foram:
- Strategic Management of Regulatory and Enforcement Agencies (online);
- Cybersecurity – The Intersection of Policy and Technology (online);
- Leading in Artificial Intelligence: Exploring Technology and Policy (presencial);
Assim, o conselheiro salientou a relevância da iniciativa para o futuro da Anatel. "O Ceadi tem um papel fundamental na missão de promover a capacitação contínua e o desenvolvimento de competências essenciais para os desafios do futuro. Este curso, assim como os demais, representa um marco significativo no contínuo desenvolvimento profissional dos nossos servidores, que agora trazem para a Anatel novos conhecimentos e práticas inovadoras, fortalecendo nosso trabalho, especialmente no que diz respeito à implementação de políticas públicas baseadas em evidências e insights comportamentais," afirmou Freire.
Daniel D'Albuquerque, Superintendente de Administração e Finanças, destacou a importância da parceria com o CEADI e dessas capacitações. “Capacitar nossos servidores em instituições de excelência, nas competências constantes do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), visa garantir que a Agência se mantenha na vanguarda das melhores práticas e pronta para os desafios que se apresentam no desempenho de nossas funções institucionais. Neste curso, especificamente, a avaliação dos servidores foi extremamente positiva, reforçando estratégia de se buscar instituições de ponta para manter a qualificação do corpo funcional da Anatel", enfatizou.
De acordo com a servidora Isadora Firmino, Gerente na Superintendência de Relações com Consumidores, "essa capacitação criou conhecimento e a possibilidade de utilizar as ferramentas comportamentais como o uso de nudges (incentivos simples para promover uma melhor e mais independente tomada de decisão) para criar, mensurar e definir ações regulatórias para solucionar os desafios atuais da área, com um design centrado no comportamento humano, suas necessidades, a maneira como se comportam – viés de confirmação, aversão a perda, heurística, viés de confiança, etc –, o ambiente em que vivem, gerando insumos para decisões orientadas por critérios técnicos e baseadas em evidências".
Já Marcelo Scacabarozi, gerente do regional da Anatel no Estado de São Paulo (Anatel SP), acrescentou "que foi um privilégio poder aprender como a ciência comportamental pode ser aplicada no dia a dia de nossos trabalhos como gestores públicos, possibilitando alcançarmos grandes avanços em nossas decisões estratégicas com a aplicação prática dos conceitos aprendidos no curso".
Vinícius Teixeira Dornas, coordenador de Processo na Gerência Regional de Minas Gerais, destacou que "a oportunidade de participar de um curso tão prestigiado e focado na aplicação de insights comportamentais foi um divisor de águas na minha carreira. O importante agora será aplicar o que aprendi aqui na Anatel, melhorando ainda mais nossa capacidade de prestar serviços de excelência à sociedade".
Com essa iniciativa, o Ceadi e a Superintendência de Administração e Finanças da Anatel reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento contínuo dos servidores da Agência, proporcionando oportunidades de aprendizado que estão à altura dos desafios do novo ecossistema digital em que a Anatel está inserida.
"Nosso objetivo é dar mais um passo em direção à excelência na prestação de serviços aos cidadãos e cidadãs, promovendo o avanço do setor de telecomunicações no Brasil e a inserção da Agência nesse novo ecossistema digital por meio da capacitação de seus profissionais", concluiu Freire.