Notícias
Utilities
Anatel participa do UTCAL Summit 2024
A Agência Nacional de Telecomunicações está participando do UTCAL Summit 2024, evento realizado pela UTC América Latina, entre os dias 9 e 12 de abril, no Rio de Janeiro. O evento conta com a participação da Anatel e dirigentes de empresas do setor de utilities (energia elétrica, água, gás e outros) do Brasil, da América Latina, Europa e Estados Unidos, autoridades governamentais, reguladores e provedores de tecnologias.
O UTCAL Summit 2024 oferece painéis dinâmicos, workshops e palestras, abordando questões sobre o uso das telecomunicações, tecnologias e digitalização no setor de utilities.
Durante o evento, foi entregue o Prêmio ALTA, que reconhece a empresa que melhor utilizou tecnologia para atingimento de suas metas operacionais e sociais, nas áreas de Transmissão e Distribuição de Energia.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri participou da abertura do evento, trazendo informações sobre a recente autorização para uso da faixa de 450 MHz conferida à NeoEnergia, para uso de sistemas de comunicação para automação e digitalização dos sistemas de distribuição de energia em Brasília.
Baigorri também destacou a importância de se debater a possibilidade de implementação de redes únicas e integradas para atender diversos players do mercado de utilities, de forma centralizada.
O evento contou com a participação de Fernando Mosna, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ressaltou o crescente diálogo com o setor de telecomunicações e sua importância.
O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Caram, falou sobre tendências tecnológicas para Missão Crítica, trazendo informações sobre a regulamentação da Agência e, em especial, aquela referente ao uso das faixas de 400 MHz e 450 MHz para exploração do serviço limitado privado.
A Superintendência é responsável por estabelecer os requisitos técnicos para uso do espectro no Brasil, para as diferentes aplicações tecnológicas existentes e coordena o Grupo de Trabalho com o setor de utilities (GT-Utilities), por meio do qual mantém o diálogo e avalia as demandas relacionadas ao espectro de radiofrequências.