Notícias
TRANSPARÊNCIA
Anatel participa de reunião do setor brasileiro de telecomunicações na Espanha
Os conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emmanoel Campelo, Moisés Moreira e Vicente Aquino, participam do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, Espanha, que ocorre entre os dias 28 a 03 de março. O MWC é considerado o maior encontro relacionado às comunicações móveis no mundo.
Os Conselheiros participaram de reunião setorial na MWC, na manhã desta segunda-feira (28). Campelo abriu o encontro apresentando os principais avanços na agenda regulatória da Anatel, como o Leilão do 5G.
Moreira destacou as principais ações que estão sendo desenvolvidas no Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI):
- migração dos sinais das parabólicas (Banda C) para a banda de 10.7 GHz (Banda ku);
- limpeza da faixa de 3.5 GHz, com a desocupação da Banda C estendida;
- implantação das infovias por meio do projeto PAIS (Programa Amazônia Integrada e Sustentável), que compreende mais de 12 mil quilômetros de infovias na região Amazônica;
- implantação da rede privativa de segurança nacional.
Aquino falou sobre a importância do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) para a execução e consecução de projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicações (TICs).
Um dos principais objetivos da reunião desta segunda-feira é impulsionar e ampliar a agenda de esforços voltados a garantir a implantação de projetos como a implantação da rede 5G. O encontro também abordou os avanços da regulamentação da Anatel e a importância da colaboração público-privada para investimentos e os desdobramentos para a economia nacional do Leilão do 5G.
A agenda dos conselheiros da Anatel no MWC inclui também reuniões com autoridades reguladoras internacionais congêneres, prestadoras de serviços e fabricantes de equipamentos para as redes 5G.
Também participaram da reunião do setor brasileiro de telecomunicações na MWC, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Otávio Caixeta, o Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, e a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, além de parlamentares do Senado e Câmara.