Notícias
Anatel no combate ao Aedes aegypti
O governo federal começa nesta sexta-feira, 29, um mutirão para vistoriar as instalações dos prédios públicos federais com objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti , vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
A iniciativa, que terá duração de sete dias, faz parte de uma ação integrada do governo federal - desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e da Saúde (MS) - na luta contra o mosquito.
A ação prevê que, nesta mesma data, dirigentes dos órgãos públicos do governo federal também mobilizem os funcionários e acionem os setores de manutenção predial para que seja feita vistorias de salas e instalações públicas.
A previsão é que até quinta-feira, 4 de fevereiro, os prédios públicos tenham sido inspecionados.
A atividade servirá ainda para que, a partir da limpeza no local de trabalho, os servidores federais também se tornem agentes em suas próprias casas, ruas e bairros, e ajudem a combater a microcefalia no país, causada pelo Zika vírus, e as demais doenças.
Para apoiar as ações educativas junto aos servidores, panfletos, cartazes, eventos, vídeos educativos e ações nas intranets e redes sociais serão distribuídos nos locais de trabalho.
Anatel
Na Anatel, o combate ao mosquito já faz parte da rotina da área responsável pela infraestrutura da Sede, em Brasília. Conheça algumas medidas:
- Limpeza diárias das canaletas externas
- Aplicação quinzenal de cloro em bueiros, canaletas e galerias de água das máquinas de refrigeração de ar-condicionado
- Lavagem semanal dos bebedouros e limpeza diária dos recipientes de bebedouros
- Recolhimento de lixo nas proximidades da Sede
- Verificação de vasos e plantas
- Lavagem semestral das caixas d'água com colocação de cloro
- Colocação de areia em pontos de acúmulo de água, como descida de tubulações
Também serão implementadas outras ações:
- Colocação de água sanitária com o uso de máquinas de lavagem embaixo do heliporto, local onde não é possível ter acesso
- Furo das lixeiras localizadas nas áreas externas
- Vedação dos tampos de bueiros
- Palestras educativas
Acesse o hotsite do Ministério da Saúde e saiba mais sobre a Dengue, Zika e Chikungunya .