Notícias
Anatel marca reinstalação de Comitê de infraestrutura de informações com seminário de economia digital
O Seminário “O Futuro da regulação no contexto da nova economia digital” está sendo realizado nesta terça-feira (19) em Brasília. Na abertura, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse que o evento marca a reinstalação do Comitê sobre Infraestrutura Nacional de Informações (C-INI). O Comitê, que é a entidade promotora do Seminário, tem como função abordar temas relativos à educação, saúde, serviços de governo, comércio eletrônico, novas tecnologias e construção de infraestrutura de comunicações com proposições e recomendações ao Conselho Diretor da Anatel.
Na palestra de abertura, o secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa da Costa Ferreira, apresentou a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda é uma parceria global entre estados, empresas e sociedades que busca alcançar o equilíbrio entre a prosperidade humana e a proteção do planeta. Segundo Ferreira, a Anatel é relevante na representação do setor de telecomunicações em objetivos como “Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação” (ODS 9) e “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”(ODS 17). Juarez Quadros informou que a Agência encaminha ao IBGE, outra entidade participante da Agenda 2030 no país, o indicador de população coberta por rede móvel, relativo ao ODS 9, e o número de assinantes de banda larga fixa por 100 mil habitantes, relativo ao ODS 17.
Após, foi realizado o painel “Desafios e oportunidades tecnológicas em IoT”. Nele, o representante da IBM João Rocha explicou os desafios e as oportunidades do sistema 5G e da implementação da Internet das Coisas (IoT). Além disso, também sobre IoT, foi discutido o avanço da banda larga móvel em 2019, impactos no transporte, financiamentos tecnológicos pelo BNDES e adequações necessárias às regulamentações e políticas públicas. Participaram do Painel, o superintendente de Competição da Anatel Abraão Balbino e os representantes da Qualcomm, Francisco Carlos Giacomini Soares, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Guilherme Correia, e do Sinditelebrasil, Sérgio Kern.
Na tarde desta terça feira, o Seminário “O Futuro da regulação no contexto da nova economia digital” terá, às 14h, painel sobre “Privacidade de dados pessoais na era digital” com a superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Elisa Vieira Leonel, e o palestrante Frederico Meinberg Ceroy, do Ministério Público do Distrito Federal e Terrítórios (MPDFT). E, às 16h, painel sobre Segurança Cibernética, com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali, e o Coronel Artur Pereira Sabbat, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Acompanhe ao vivo transmissão do evento .