Notícias
Sala 360º
Anatel inaugura espaço de trabalho colaborativo
A Anatel inaugurou nesta terça-feira (5/12) a Sala 360°, localizada na Pirâmide do Complexo Sede da Agência, em Brasília. A Sala 360° é um espaço versátil e funcional, projetado para atender às necessidades de reuniões e trabalho colaborativo. A Sala 360º é uma estratégia de racionalização abarcada pelo Programa Racionaliza e está presente entre o rol de soluções oferecidas pelo TransformaGov.
Esses ambientes formam uma rede de espaços de uso compartilhado e rotativo que oferece infraestrutura adequada ao trabalho dos servidores da administração pública federal, bem como empregados, colaboradores, estagiários e terceirizados, desde que devidamente identificados, em seis estados e no Distrito Federal. Os espaços de coworking também atendem os servidores e colaboradores em viagem de trabalho que necessitam de um ambiente para realizar suas atividades.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, elogiou a equipe da Superintendência de Administração e Finanças (SAF) responsável pela Sala 360º da Agência e disse que o espaço representa um ponto de encontro dos servidores e um local adequado para o exercício de suas funções. O titular da SAF, Daniel Martins D´Albuquerque, ressaltou que a Sala 360º demonstra que a Anatel está atenta não apenas às necessidades do órgão, mas também do Estado brasileiro, visando maior inovação e eficiência.
O secretário de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Roberto Seara Machado Pojo Rego, disse que está em andamento uma grande transformação da gestão pública e que as transformações do espaço físico de trabalho, como as Salas 360º, fazem parte desse processo de otimização e eficiência. A diretora do Departamento de Inovação Governamental da Seges, Cláudia da Costa Martinelli Wehbe, explicou que novos tempos pedem novos arranjos de trabalho, ressaltando que as Salas 360º representam espaços colaborativos adequados ao século XXI.
Estrutura
Com três salas de reuniões de tamanhos distintos, incluindo uma para seis pessoas (30 m²), outra para oito pessoas (37 m²) e uma terceira para dez pessoas (60 m²), o espaço oferece opções para diferentes tipos de encontros.
A infraestrutura inclui uma sala principal com doze estações de trabalho, sendo seis equipadas com computadores, e uma sala adicional com quatro estações, uma delas com computador. A sala multiuso, com capacidade para 40 pessoas e um pequeno quadro branco de apoio, possibilita eventos diversos.
A sala está aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e não há necessidade de agendamento.
O Complexo Sede da Anatel atende às regras de acessibilidade e está localizado próximo de restaurantes e estação do metrô, sendo bem atendido pelas linhas de ônibus que passam pela L1 e pela L2 sul.
O prédio oferece comodidades como caixa eletrônica do Banco do Brasil, máquinas de café e bebedouros. Há ambientes acolhedores com sofás e bistrôs, proporcionando um local agradável para descanso.
Objetivos da Sala 360º 1) Disponibilizar espaços para trabalho remoto: disponibilizar o acesso a uma rede de espaços adequada ao trabalho remoto, alternativa ao ambiente doméstico do servidor, distribuída nos estados e no Distrito Federal, com mobiliário ergonômico, condições de habitabilidade e acessibilidade, conexão à internet e acesso a bebedouros e sanitários. 2) Aumentar a produtividade: aumentar a produtividade dos servidores que estão em Programa de Gestão e Desempenho (PGD), exercendo a modalidade integral ou parcial de teletrabalho, por meio da oferta de espaços físicos alternativos de trabalho que ofereçam condições adequadas. 3) Melhorar a qualidade de vida: melhorar a qualidade de vida dos servidores ao permitir que trabalhem em locais alternativos ao seu ambiente doméstico ou à sede de seu órgão e entidade, conforme suas necessidades, de modo que possam reduzir recursos e tempo de deslocamento quando necessário. 4) Otimizar a ocupação predial: otimizar a ocupação predial pela Administração Pública Federal e gerar redução de custos com espaços fixos. 5) Incentivar a expansão do trabalho remoto: oferecer estruturas de trabalho adequadas nos estados e no Distrito Federal aos servidores federais em proximidade às suas residências, à luz da expansão do trabalho remoto, ou em viagem à localidade. |