Notícias
ANATEL e UIT celebram o dia das “Meninas nas TICs”
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a União Internacional das Telecomunicações (UIT) comemoraram, nos dias 25 e 27 de abril, o Dia das Meninas nas Tecnologias da Informação e Comunicação (Girls in ICT Day). Cerca de 200 alunas participaram da celebração e de oficinas. A Ouvidora da Anatel, Amélia Alves, participou do evento.
O Dia das Meninas nas TICs, comemorado oficialmente dia 26 de abril, tem como lema "Expandir horizontes, mudar atitudes" e é uma iniciativa mundial, promovida pela UIT anualmente, para propiciar mais informações sobre as TICs às meninas e encorajá-las a considerarem essa área em suas futuras escolhas profissionais. O evento teve o objetivo de capacitar e incentivar jovens em idade de prestar vestibular a seguirem carreiras na área das TICs.
As palestras foram realizadas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal: Escola de Ensino Médio do Setor Leste, Centro de Ensino do Lago Norte (CEDLAN) e Centro Educacional 07 de Taguatinga (CED 07).
Para a ouvidora Amélia, o encontro promovido pela agência reguladora e pela UIT tem total relevância no momento em que as jovens se encontram. “Trazer essa proposta para meninas das escolas públicas de Brasília é trabalhar a sensibilização para que vejam as áreas de tecnologia com um olhar diferente. Não é preciso se formar para trabalhar ou conhecer o mundo tecnológico. Enviar essa proposta para cada uma delas é de grande importância”, explicou.
O primeiro dia do “Meninas nas TICs” foi marcado por conversas sobre crescimento profissional, mudanças tecnológicas, uso das novas tecnologias, coragem para enfrentar o mercado e oportunidades relacionadas às TICs.
No segundo dia, o evento contou a apresentação do projeto Meninas.comp . Foi também realizada uma mesa redonda sobre “Mulheres na área de Tecnologia da Informação" para compartilhar experiências na área e assuntos como igualdade de gênero. Adriana da Silva Mendes, coordenadora na Superintendência de Outorgas da Anatel, participou do debate.
Cursando o 1º ano do ensino médio na Escola Setor Leste, Steffany Vitória, de 15 anos, contou sobre sua expectativa para os anos futuros. “Estou no primeiro ano do ensino médio e ainda não sei o que quero cursar na faculdade. Com o evento Meninas nas TIC’s espero conhecer mais da área, aprender com as oficinas e, quem sabe, sair com uma decisão para o vestibular”, disse.