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Comportamento e Consumo
Anatel e o Ibict divulgam resultados de estudo sobre comportamento do consumidor nas telecomunicações
A Anatel e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizarão nesta sexta (12/03) a partir das 14h30 uma live no YouTube para apresentar os resultados dos estudos ligados a comportamento do consumidor realizados por meio de parceria entre as duas instituições.
O evento terá abertura com autoridades, seguida pelas sessões com debates sobre cada estudo. A primeira delas vai tratar de Satisfação, Qualidade e Reclamações e, a segunda, do tema Boas Práticas de Relacionamento com o Consumidor. A parte final será uma mesa redonda com debatedores da academia e do governo, com a presença do conselheiro Sandro Mendonça da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), de Portugal.
Com este encontro, a Anatel pretende demonstrar o potencial de inovação e aprimoramento da regulação com o uso das ciências comportamentais, em consonância com as melhores práticas regulatórias no nível internacional.
Programação
14h30 – 15h10 |
Abertura |
15h10 – 16h10 |
Sessão Satisfação, Qualidade e Reclamações |
16h10 – 16h45 |
Sessão Boas práticas |
16h45 – 18h00 |
Mesa redonda e encerramento |
Onde assistir
Canal da Anatel no Youtube - www.youtube.com/Anatel
Vídeo sobre o projeto - https://www.youtube.com/watch?v=LtJGDreBLk8
SOBRE OS ESTUDOS
Satisfação e Qualidade
Este estudo envolveu a análise da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Anatel, a proposição de um novo questionário e teste deste em pesquisa piloto. O aperfeiçoamento da Pesquisa alinha-se com o novo Regulamento de Qualidade da Anatel e com as mudanças tecnológicas e de serviços em telecomunicações.
Reclamações
Este estudo usou técnicas de mineração de textos para classificar reclamações recebidas na Anatel, além de análise estatística com o objetivo de encontrar variáveis que pudessem predizer os volumes de reclamações, conforme tópicos temáticos encontrados com a mineração de textos.
Boas Práticas de Relacionamento com o Consumidor
Neste estudo, o IBICT elaborou um modelo de avaliação de boas práticas e o aplicou à coleta de dados com 11 prestadoras. O estudo contou ainda com uma pesquisa de “cliente oculto” em que usuários dos serviços testaram as práticas escolhidas.
Pesquisadores e palestrantes
Abertura
Alexandre Oliveira – Ibict
Carla Borges – Ibict
Conselheiro Emmanoel Campelo – Anatel
Diretora Cecília Leite Oliveira – Ibict
Jose Afonso Cosmo Jr – Ministério das Comunicações
Sessão Satisfação, Qualidade e Reclamações
Moderação – Fabio Koleski – Anatel
Jorge Oliveira – Ibict
Eluiza Watanabe – Ibict
Rafael Barreiros Porto – Ibict
Pedro Henrique Albuquerque – Ibict
Joelson Vellozo Jr. – Ministério da Economia
Debatedores: Gustavo Borges – Anatel, Lauro Nalini – PUC/GO e Ricardo Limongi – UFG
Sessão Boas Práticas
Moderação – Fabiana Vasconcelos – Anatel
Patrícia Luque Carreiro – Ibict
Antonio Isidro – Ibict
Debatedor: Ricardo Morishita - IDP
Mesa redonda
Moderação – Elisa Leonel – Anatel
Carla Borges – Ibict
Jorge Oliveira-Castro – Ibict
Conselheiro Carlos Baigorri /Anatel
Conselheiro Sandro Mendonça- Anacom / Portugal
Tiago Braga – Ibict
José Marcio – UnB
Encerramento
Conselheiro Vicente Aquino – Anatel
(Com informações do Ibict)