Notícias
CAMPO CONECTADO
Anatel divulga esforços para promoção da Agricultura 4.0 em São Paulo
O Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinicius Caram, representou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Global Agribusiness Forum, nessa quinta-feira (27/6) na capital paulista. Atendendo a um pedido do presidente da Agência, Carlos Baigorri, Caram conduziu o painel “Agricultura do Futuro: Tecnologia e Dados para Tomada de Decisões”.
Para o setor que representa 24% do Produto Interno Bruto do País, Caram apresentou incentivos para a adoção da Agricultura 4.0, modelo de agronegócio que integra tecnologias digitais na produção rural. Entre os incentivos estão, a Lei nº 14.108/2020, que excetua dispositivos M2M (Machine-to-Machine) de taxas e contribuições, e a decisão da Anatel para que os valores de roaming sejam orientados a custo para dispositivos M2M e Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa).
Na opinião do superintendente, a automatização da agricultura é uma solução para a escassez de mão-de-obra enfrentada por determinados setores agrícolas. Ainda, segundo ele, os produtores rurais podem utilizar os sistemas inteligentes para verificar condições do solo e da qualidade da água, incluindo um melhor controle do uso na irrigação, além de potencializar a economia de combustível do maquinário agrícola.
Em sua apresentação, Caram citou, para a promoção o uso de radiofrequências no campo de acordo com a regulamentação da Anatel, opções como a autorização simplificada, faixas para redes privativas e modelos de uso do espectro em que não haveria necessidade de autorização. A apresentação do “Conectividade no Agro” está disponível no Portal da Anatel.
Também participaram do Painel, o diretor de Desenvolvimento de Marketing de IoT e 5G da TIM, Alexandre Dal Forno; o presidente da Internacional Maize Alliance, Jonh Linder; e o presidente das Américas da FMC Corporation, Ronaldo Pereira.