Notícias
Anatel disponibiliza espaço com informações sobre alertas de desastres
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta quarta-feira (8/4), em seu portal na internet, o painel de dados (dashboard) com informações sobre Notificação de Alertas de Desastres . O espaço apresenta informações sobre os avisos que são enviados à população por meio dos celulares (SMS) e da TV por assinatura (TVA).
Com o painel, é possível obter dados sobre o envio de notificações de emergência à população de forma detalhada, como o número total de alertas enviados e comparar os alertas enviados, mês a mês, por estado e município.
O objetivo é promover mais transparência às informações sobre os alertas que podem prevenir riscos e salvar vidas. Pelo painel, a sociedade, o setor regulado, instituições públicas e privadas podem realizar consultas de forma simples e dinâmica.
O painel é subdivido em cinco seções (abas):
· Panorama - números de notificações enviadas via mensagem de texto (SMS) e TV por Assinatura
· Tipo de Alerta - informações relativas à tipologia do desastre como alagamentos, granizo, doenças infecciosas virais etc.
· Solução via SMS - dados sobre o alcance das mensagens enviadas pelo celular na iminência de um desastre natural, ou seja, a porcentagem de pessoas que pode ser beneficiada pelas informações no país, por estado e município
· Solução via TV por Assinatura - alcance das mensagens enviadas pela TVA, com as mesmas características da consulta de SMS
· Detalhamento do Alerta - conteúdo das mensagens enviadas, abrangência geográfica, data e hora de envio
Alertas e tecnologia . A comunicação de emergência utiliza tecnologias avançadas para emitir alertas de riscos de desastres para a população. A iniciativa da Anatel envolve prestadoras de telefonia móvel, empresas de TV por Assinatura e órgãos da Defesa Civil representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional.
Para saber mais sobre o Sistema de Alertas de Desastres e descobrir como se cadastrar para receber os alertas de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros (por SMS) acesse a página .