Notícias
CONSELHO DIRETOR
Anatel aprova prorrogação de uso e novas frequências para satélites
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, na tarde desta quinta-feira (2), a prorrogação do direito de uso do satélite Eutelsat 8 West B e a adição de novas frequências à constelação de satélites Starlink.
O satélite Eutelsat 8 West B, pertencente à operadora francesa Eutelsat, utiliza uma órbita geoestacionária, situada sobre o plano do equador, na longitude de 8 graus oeste, a 36 mil quilômetros de altitude. O equipamento possui feixes orientados na direção do continente americano, o que assegura uma boa cobertura do território brasileiro.
Quantos aos satélites Starlink, da empresa norte americana Space X, esses formam uma constelação de milhares de satélites ao redor do mundo. Seus equipamentos ocupam múltiplos planos orbitais, inclinados com relação ao equador, distribuídos em altitudes que vão de 540 a 1.325 quilômetros. Trata-se de satélites não geoestacionários, ditos “de baixa órbita”, que oferecem rápidas respostas (baixa latência).
Segundo o conselheiro da Anatel Vicente Aquino, os satélites da Eutelsat e da Space X são infraestruturas importantes e complementares, que já possuem direitos de exploração em vigor no país e que continuarão a contribuir com o progresso de nossas telecomunicações.
Para ele, um país de dimensões continentais não pode prescindir de uma boa cobertura satelital para atender adequadamente a suas necessidades de comunicação. “Trata-se de infraestrutura essencial, que amplia o alcance, reforça e complementa nossas redes terrestres”, explicou. O conselheiro acrescentou que a infraestrutura satelital pode ser utilizada para aplicações que lidam com altos volumes de dados até a utilização individual para o acesso à Internet, com alta qualidade, particularmente em lugares remotos.