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CÂMARA DOS DEPUTADOS
Anatel aplicará plano de garantia de qualidade em municípios que apresentem degradação nos serviços
Imagem do superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, transmitida pela TV Câmara - Portal da Câmara dos Deputados
Representando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Borges, afirmou, nessa quarta-feira (23) em Brasília, que em duas semanas o órgão regulador deve anunciar medidas para melhoria da qualidade da prestação da telefonia móvel em municípios brasileiros que apresentam degradação na qualidade dos serviços.
A manifestação de Borges ocorreu em Audiência sobre qualidade dos serviços de telefonia e internet, promovida pelas Comissões de Comunicação e Defesa do Consumidor da Câmara, em resposta às críticas dos parlamentares quanto a falhas no funcionamento do serviço e aos pedidos de suspensão de vendas ali proferidos. O superintendente disse que estão em análise na Agência os critérios para identificação dos municípios objetos das ações de melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações.
Borges também detalhou que a Anatel escuta a “voz do consumidor” por meio da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que está em andamento, medições técnicas e pelo acompanhamento das reclamações dos consumidores. A fala do superintendente explica a ação da Agência em um momento em que essa registra queda de 23% nas reclamações.
Esse conjunto de dados permitirá a criação de um selo de qualidade de serviços para as prestadoras de telecomunicações por município. “É a tradução para o consumidor de um assunto complexo. O consumidor não vai precisar analisar aspectos técnicos como jitter ou latência (medidas relativas a atraso ou tempo de transmissão de pacotes de dados). Estas questões vão ser traduzidas na forma de selos, que vão facilitar ao consumidor a compreensão sobre o desempenho daquela prestadora naquele município”, explicou o superintendente. Os selos às prestadoras de telecomunicações devem ser divulgados pela Anatel no próximo ano.
Destacou também que as medições realizadas nos 5.570 municípios brasileiros estão públicas no site da Agência para controle social, junto com muitos outros conteúdos, como acesso às informações de cobertura, interrupções de serviço e ferramentas de medição.
Falta de sinal – O superintendente concordou com deputados que um dos grandes problemas é a falta de sinal da telefonia móvel. Ele informou que há 9 mil localidades urbanas separadas das sedes municipais ainda não atendidas pela telefonia móvel, mas que o Edital de 5G estabeleceu compromissos de cobertura para essas localidades. Ressaltou que cada compromisso está público no site da Agência com a localidade beneficiária, o projeto, a prestadora responsável, o prazo, bem como o status de fiscalização da Anatel. Informou também que a lista de localidades foi estabelecida com dados do censo de 2010 e que o censo de 2023 deve mostrar o surgimento de novas localidades também sem atendimento. Por fim, destacou que a Anatel possui ferramentas de diagnóstico sobre a situação de cobertura da telefonia no País e que os dados são públicos. Entre elas, a Cobertura de Telefonia Móvel é uma das que está acessível no Portal da Anatel.
Multas – Ao ser questionado sobre a aplicação de multas por parte da agência reguladora, Borges afirmou que 4% dos valores das multas aplicadas desde 2002 foram arrecadados e outros 71% foram parcelados. 20% estão em trâmite administrativo ou judicializados. Ele foi enfático ao informar aos deputados que não há no momento problemas quanto a prescrição de processos na Agência, assim as empresas não estão ficando isentas de punição por atrasos processuais. Atualmente a Agência divulga informações sobre os processos sancionadores, que passará por evolução para facilitar a compreensão sobre o citado volume de sanções parceladas, que atualmente aparecem como judicializadas.
Fust – Sobre o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Borges informou que o dinheiro foi retido por sucessivos governos brasileiros para obtenção de superávit nas contas públicas. Somente recentemente foram estabelecidas as condições de uso do fundo, com liberação de créditos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O vídeo com a integra da Audiência desta quarta-feira (23) sobre qualidade dos serviços de telefonia e internet, promovida pelas Comissões de Comunicação e Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, está disponível online.