Golpes atuais mais comuns
A seguir, você poderá entender mais sobre os principais golpes e fraudes, saber como evitá-los e como proceder, caso já tenha sido vítima.
Muitas das fraudes que têm prejudicado os consumidores exploram redes de telecomunicações, sistemas de suporte ou procedimentos relacionados aos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga fixa ou TV por assinatura.
A Anatel trabalha para a prevenção e redução de fraudes que envolvem o Setor de Telecomunicações, direta ou indiretamente, de diversas maneiras, as quais abarcam ações relacionadas a processos, tecnologia e pessoas.
- Atuação da Agência
O Subgrupo Técnico específico de fraudes (SGT-Fraudes), que compõe o Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GT-SEG), discute com diversos atores a implementação de medidas de prevenção e mitigação de fraudes. Saiba mais sobre o assunto na página “Segurança Pública”.
Além disso, uma das Iniciativas Estratégicas do Plano Estratégico da Anatel 2023-2027 é justamente a de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, vinculado ao objetivo de promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.
Uma das medidas recentes da Anatel, em conjunto com as prestadoras, foi o Projeto de implantação de segundo fator de autenticação na portabilidade de linhas telefônicas, com o intuito de prevenir fraudes.
Em 2020, foi implementado, pelas prestadoras de telefonia móvel, o Portal de consultas do pré-pago, no qual o consumidor pode verificar a existência de linhas pré-pagas ativas indevidamente no seu CPF. Esta é uma das ações realizadas no âmbito do Projeto Cadastro Pré-pago, que tornou mais rígidos os procedimentos de ativação de chips nesta modalidade do serviço.
Com o Portal, é possível verificara existência de linhas pré-pagas cadastradas com o seu CPF - As prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, disponibilizaram o portal de consultas https://cadastropre.com.br para que o consumidor verifique a existência de linhas pré-pagas ativas cadastradas em seu CPF. Caso encontre alguma linha associada indevidamente ao seu nome, basta acionar a prestadora e solicitar o cancelamento, por meio dos canais de atendimento oficiais.
Além das medidas implementadas, a Anatel também tem atuado na conscientização da sociedade sobre os riscos e as ações que podem ser adotadas na prevenção e mitigação de fraudes, por meio de iniciativas como o #ConexãoSegura, Movimento #FiqueEsperto.
A Agência também atua na promoção da segurança cibernética no Setor de Telecomunicações, conforme o disposto no Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações. Esse Regulamento também criou o Grupo Técnico de Segurança Cibernética e Gestão de Riscos de Infraestrutura Crítica (GT-Ciber). Saiba mais detalhes na página "Segurança Cibernética”.
Abaixo estão listados os golpes e fraudes mais comuns, para auxiliar o consumidor a entender como funcionam e o que fazer para evitá-los ou solucioná-los. Para os casos em que o golpe já ocorreu, é muito importante que seja realizado o registro da reclamação na empresa/prestadora, na Anatel e, ainda, que seja registrado um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil da sua Unidade da Federação. Esses registros geram estatísticas que auxiliam a atuação da Agência e demais órgãos competentes.
Golpes e fraudes mais comuns
- Sequestro da linha
- Como ocorre - Neste tipo de fraude, a sua linha telefônica passa a funcionar em um novo chip (cartão SIM), controlado pelo criminoso, que pode receber chamadas e mensagens destinadas a você, incluindo códigos de autenticação de serviços e bancos. A fraude pode ocorrer na mesma prestadora da vítima com a apresentação de documentos falsos em nome da vítima ou cooptação de colaboradores nas prestadoras. O sequestro da linha também pode ocorrer mediante a exploração do procedimento de Portabilidade, quando o criminoso se apresenta em outra prestadora em nome da vítima. O objetivo do sequestro da linha é, geralmente, realizar fraudes financeiras ou acessar suas informações pessoais. O primeiro sinal de alerta é que seu telefone para de realizar chamadas, de enviar ou receber mensagens de texto e/ou navegar na internet, fora da rede wi-fi.
- Como evitar ou resolver - Caso verifique que seu telefone não esteja realizando ligações ou trafegando dados fora da rede wi-fi, comunique imediatamente a sua prestadora, por meio dos canais oficiais de atendimento. As prestadoras já adotam medidas de prevenção contra esses incidentes. Mas, se o problema for confirmado, lembre-se de também registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil da sua Unidade da Federação. Essa medida é importante para você se defenda de eventuais prejuízos, bem como para gerar as estatísticas e informações oficiais para as autoridades de segurança trabalharem na identificação dos criminosos.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? A Agência determinou a inclusão de segundo fator de autenticação ao procedimento de portabilidade. Trata-se do envio de uma mensagem de texto para o terminal objeto da solicitação de Portabilidade, para confirmar a solicitação. Sendo confirmado com SIM a portabilidade ocorre normalmente, sendo respondido NÃO a solicitação de portabilidade é cancelada automaticamente. Também são utilizados procedimentos de identificação dos consumidores por meio do uso de técnicas de biometria facial ou de voz. Para prevenir fraudes no sistema financeiro, as prestadoras disponibilizam informações para os bancos, possibilitando que adotem providências preventivas relativas às movimentações financeiras atreladas ao número do celular envolvido em troca de chip.
- Obtenção de dados de celular roubado
- Como ocorre - O criminoso que rouba ou furta um celular pode vendê-lo no mercado ilegal, mas, também pode acabar ficando com o aparelho para conseguir informações pessoais e profissionais, senhas, acessando aplicativos e contas da vítima.
- Como evitar - Não espere ter seu celular roubado, furtado ou perdido para se preocupar em mantê-lo mais seguro de acessos indevidos. Crie uma senha segura para o desbloqueio do seu aparelho (saiba mais na página de Dicas de Segurança), faça backup de informações importantes, evite deixar senhas anotadas no celular de forma desprotegida. Deixe ativa a opção de localizar o aparelho, para que possa encontrá-lo nessas situações, ainda que esteja desligado.
- Como resolver Caso seu celular tenha sido roubado ou furtado, registre um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e comunique ao seu banco e a sua prestadora. O bloqueio do aparelho muitas vezes já pode ser solicitado no momento da realização do Boletim de Ocorrência. Já o bloqueio da linha deve ser solicitado à prestadora. Para saber mais informações acesse a página do Celular Legal.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? A Agência coordena o Projeto Celular Legal que visa combater a venda/utilização de celulares adulterados, roubados e extraviados além de inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel. Uma das ações permite que o consumidor, ao registrar o Boletim de Ocorrência, nos Estados que aderiram ao Projeto, também consiga efetuar o bloqueio do aparelho.
- Chamadas falsas - Spoofing
- Como ocorre - O criminoso adultera equipamentos de Telecomunicações e consegue gerar uma chamada por meio de um número falso. Ele pode, por exemplo, gerar uma chamada colocando o número de uma empresa, um banco, instituição conhecida para que a vítima acredite que esteja conversando com um representante ou funcionário. A ideia é conseguir dados pessoais seus para praticar outras fraudes ou mesmo para lhe causar prejuízos financeiros.
- Como evitar - Desconfie de ligações em nome de empresas, órgãos ou instituições, especialmente, quando te solicitarem dados pessoais, senhas, informações bancárias ou o pagamento de tarifas, taxas ou boletos. Não forneça nenhuma informação antes de checar a veracidade da ligação nos canais de atendimento da empresa, órgão ou instituição. Na dúvida, desligue a chamada e verifique a veracidade da chamada recebida junto a empresa, o órgão ou a instituição, sempre pelos canais de atendimento oficiais.
- Como resolver - Caso tenha sido prejudicado por este tipo de golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique, pelos canais oficiais, o problema à empresa, órgão ou instituição referida pelo fraudador.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? A Agência, as prestadoras e entidades interessadas estão trabalhando para a implementação do STIR Shaken, um protocolo de autenticação e identificação de chamadas, cuja implantação nas redes brasileiras deve ser iniciada no final de 2023.
- Golpe da falsa central de atendimento ou do 0800
- Como ocorre - A vítima recebe uma mensagem informando haver algum problema no relacionamento com um banco ou empresa conhecida e indica um número 0800 falso para resolver o problema. Acreditando ser verdade o consumidor realiza a ligação para o número 0800 falso onde o fraudador utiliza de técnicas de engenharia social para persuadir a vítima. Ou seja, o fraudador manipula a vítima para que ela adote determinado comportamento. Nesse crime, o golpista tentar conseguir dados pessoais ou financeiros para praticar outros golpes. Outro exemplo associado a essa fraude envolve a manipulação para fazer com que a vítima conceda acesso ao seu dispositivo móvel no intuito de protegê-lo e, assim, o criminoso consegue acessar diretamente os aplicativos bancários.
- Como evitar - Desconfie ao receber esse tipo de mensagem e procure os canais oficiais da empresa mencionada na ligação, para confirmar. De toda a forma, jamais informe dados pessoais ou bancários para desconhecidos, por telefone ou mensagem de texto. Lembre-se, as histórias mudam com frequência com o objetivo de dar credibilidade ao golpe!
- Como resolver - Entre em contato com a empresa, órgão ou instituição, por meio dos canais oficiais para informar o ocorrido. Lembre-se de alterar as suas senhas e conferir se há movimentações estranhas nas suas contas bancárias.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? A Agência aprovou um procedimento para as prestadoras tratarem as denúncias desse tipo de golpe, por meio do qual há suspensão e bloqueio definitivo do serviço, fazendo com que o recurso de numeração (0800) envolvido não possa mais ser utilizado. Por meio do procedimento, as denúncias são recebidas das instituições financeiras e do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
- Golpe de engenharia social
- Como ocorre - O criminoso entra em contato, tentando se passar por um representante da Anatel e outros órgãos públicos, empresas ou conhecidos, para tentar conseguir seus dados pessoais ou financeiros.
- Como evitar - Nunca compartilhe seus dados pessoais e bancários com estranhos, por mensagem ou telefone. Em caso de dúvida, verifique a veracidade do contato recebido junto a empresa, o órgão ou a instituição, sempre pelos canais de atendimento oficiais.
- Como resolver - Entre em contato com a empresa, órgão ou instituição, por meio dos canais oficiais para informar o ocorrido. Lembre-se de alterar as suas senhas e conferir se há movimentações estranhas nas suas contas bancárias.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? Como os golpes de engenharia social manipulam a vítima para a adoção de determinados comportamentos, a conscientização é a principal medida na prevenção. Dessa forma, a Agência tem realizado campanhas como o #ConexãoSegura e mobilizou o setor para a criação do Movimento #FiqueEsperto, iniciativa de assinatura coletiva da Agência e diversas entidades públicas e privadas.
- Furto de contas de redes sociais e aplicativos
- Como ocorre - O furto de contas (de redes sociais, e-mails, aplicativos, etc.) acontece quando um criminoso consegue suas informações de login e as usa para assumir o controle de contas e, a partir disso, realizar as mais variadas transações e contatos em seu nome.
- Como evitar - Lembre-se de criar senhas fortes e diferentes para cada conta e não as compartilhe com ninguém. Ative a verificação em duas etapas, sempre que possível. Não forneça suas informações de login a ninguém, ainda que se passe por funcionário de qualquer empresa, órgão ou instituição. Fique atento ao receber mensagens estranhas, solicitações de amizade suspeitas nas redes sociais ou notar alterações nos seus dados pessoais.
- Como resolver - Entre em contato com a empresa, órgão ou instituição, por meio dos canais oficiais para informar o ocorrido. Muitas plataformas possuem e-mails ou canais específicos para essas denúncias. Peça o bloqueio da sua conta e cancelamento de qualquer compra não autorizada. Solicite uma nova senha e verifique se seus dados pessoais não foram alterados. Caso suspeite que a sua conta em alguma rede social foi atacada, aja rapidamente para recuperar o seu acesso e evitar maiores danos. Altere a sua senha imediatamente e verifique se há alguma atividade não autorizada na sua conta. Caso haja, denuncie aos administradores da rede social e aos seus contatos. Além disso, faça uma varredura no seu dispositivo com um antivírus confiável e atualizado.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? Todos esses serviços e funcionalidades não caracterizam serviços de telecomunicações e, portanto, não são objeto de regulação pela Agência. No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Agência como o #ConexãoSegura e o Movimento #FiqueEsperto ajudam na prevenção dessas fraudes.
- Golpe do WhatsApp Falso (foto da vítima em número desconhecido)
- Como ocorre - O criminoso consegue uma foto da vítima, às vezes até mesmo a foto de perfil utilizada no aplicativo, e envia mensagens aos seus contatos com as mais diferentes histórias para obter alguma vantagem financeira (por exemplo, solicitando dinheiro para resolver uma questão urgente, solicitando dinheiro tendo em vista o bloqueio de contas nas instituições financeiras, etc). Muitas vezes os criminosos iniciam o contato com mensagem tipo: “Oi. Esse é o meu novo número de telefone. Salva aí.” Ou “Oi, tudo bem? Vou deixar meu número antigo para questões profissionais. Anota aí meu novo número particular” e assim eles induzem a vítima a não identificar a tentativa de fraude, mesmo que utilizando número totalmente diverso do da vítima.
- Como evitar - Oculte a sua foto de perfil no aplicativo, a fim de que somente seus contatos possam visualizá-la. Essa medida pode ser adotada nas opções de privacidade nas configurações. Cuidado também com as postagens nas redes sociais, protegendo suas fotos nas opções de privacidade. Instrua seus contatos mais próximos a não cair nesses golpes. Além disso, não adicione novo contato sem confirmar antes a sua identidade.
- Como resolver - Registre Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, alerte seus contatos sobre a utilização indevida da sua foto na tentativa de realizar golpes e oriente a denunciar contato no WhatsApp (clicando no número e na opção de denunciar contato). Além disso, envie um e-mail denunciando esse perfil para support@whatsapp.com com o assunto que descreva a prática criminosa. O corpo do e-mail deve conter o número de telefone no formato internacional +55 + DDD + (número do telefone) e informar que a conta usa a sua imagem indevidamente no perfil e está tentando/aplicando golpes. Por fim, solicite a desativação da conta em razão da prática criminosa.
- O que a Anatel e setor estão fazendo? O WhatsApp não caracteriza serviço de telecomunicações e, portanto, não é objeto de regulação pela Agência. No entanto, as campanhas de conscientização realizadas pela Agência como o #ConexãoSegura e o Movimento #FiqueEsperto ajudam na prevenção dessas fraudes.