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Contatos em nome da Anatel

Tentativas de fraudes em nome da Anatel, e, canais oficiais de atendimento.
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Publicado em 03/04/2023 13h44 Atualizado em 16/10/2023 16h33

A Anatel tem monitorado e identificado a publicação de informações falsas e tentativas de fraudes e golpes que fazem indevidamente uso do nome da Agência. Geralmente, os golpistas entram em contato com os consumidores por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens eletrônicas, e-mails, SMS e chamadas telefônicas.  Por isso, fique alerta e saiba como é a interação da Anatel com os usuários dos serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura! 

Recebeu mensagem ou ligação da Anatel?
Desconfie, deve ser tentativa de fraude! Confira as dicas a seguir.

Existem situações em que o cidadão pode receber um contato em nome da Agência, especialmente no caso da Pesquisa de Satisfação de Qualidade Percebida (em andamento até novembro de 2023). Atenção! Esse contato não envolve cobranças, atualização do cadastro, venda de serviços, descontos e prêmios etc.

A Anatel não negocia ou intermedia as reclamações dos consumidores contra as prestadoras dos serviços de Telecomunicações. As próprias prestadoras é que realizam o contato com seus clientes para resolução das reclamações feitas na Agência.

A Agência também não entra em contato para encaminhar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na Agência, nem para solicitar informações, por meio de WhatsApp, SMS, redes sociais, e-mail ou ligações telefônicas. Confira a seguir possíveis tentativas de fraudes em nome da Anatel.

 Atenção! Abaixo seguem situações em que a Anatel não entra em contato:

Cobranças indevidas

Envio de boletos falsos, com supostas cobranças de multas ou taxas, alegando que se o consumidor não pagar, terá o serviço de telecomunicações suspenso

Valores a receber

Contato em que é informado que o consumidor irá receber valores, e para isso são solicitadas informações pessoais ou bancárias

Atualização de cadastro

Envio de mensagens, via SMS ou e-mail, solicitando a atualização do cadastro do consumidor, com o objetivo de obter informações pessoais e financeiras

Cadastro de empresa

Ligação para pequenas empresas dizendo ter o objetivo de atualizar o cadastro dela e de publicar os dados da empresa na internet (algumas vezes dizem que é gratuito), e depois é enviada uma cobrança para essas empresas

Serviços de proteção

Oferta de serviços de proteção contra supostas multas aplicadas pela Anatel, com a cobrança de taxas para garantir a proteção do cliente

Venda de planos de serviços

Venda de falsos pacotes/planos de serviços de Telecomunicações, para obter vantagens financeiras indevidas

Descontos, prêmios e serviços gratuitos

Oferta de descontos na fatura, prêmios em dinheiro, ou serviços gratuitos, em troca de informações pessoais; 

Envio de links

Encaminhamento de mensagens (SMS ou e-mail) pedindo para o consumidor clicar em um link suspeito. Por exemplo, link para uma pesquisa, que leva a uma página falsa que coleta informações pessoais

Cancelamento de serviço

Ameaça de cancelamento do plano de telefonia fixa ou móvel, caso não seja paga uma fatura em atraso

Reparo ou atualizações de equipamentos

Oferta de serviço de reparo ou atualização no equipamento do consumidor

Atualização do sistema operacional

Oferta de serviço de atualização do sistema operacional do celular


Para evitar problemas, caso você receba mensagens ou ligações telefônicas em nome da Agência:

  • Desconfie de qualquer interação em que a pessoa informa que trabalha na ou para a Anatel;
  • Não responda mensagens duvidosas;
  • Nunca informe senhas, dados bancários ou pessoais (CPF, RG, nome completo, e-mail, endereço, CEP, etc) a qualquer pessoa que entre em contato contigo, por qualquer meio;
  • Sempre desconfie dos perfis em redes sociais que utilizem o nome e logomarcas da Anatel. A seguir iremos te mostrar quais são as redes sociais institucionais da Agência;
  • Evite adicionar pessoas desconhecidas em suas redes sociais, ainda que se passem por atendentes/funcionários da Anatel;
  • Não relate detalhes de demandas ou reclamações sobre os serviços dos quais é cliente, em redes sociais. Ao invés disso, utilize os canais oficiais de relacionamento da Agência. Esses canais foram criados para acolher e tratar demandas dos consumidores e denúncias relacionadas aos serviços de telecomunicações;
  • Em caso de dúvida sobre qualquer contato feito em nome da Agência, ligue sempre para a nossa Central de Atendimento no número 1331.

Conheça os canais de atendimento e redes sociais oficiais da Anatel! 

Os canais oficiais da Anatel para registrar reclamações, solicitar serviços e informações são:

  1. Aplicativo "Anatel Consumidor", disponível para Android e IoS.
  2. Sistema "Anatel Consumidor", acessível pelo endereço https://apps.anatel.gov.br/AnatelConsumidor/;
  3. Central de Atendimento Telefônico no número 1331. Funcionamento: de segundas às sextas-feiras, das 8h às 20h;
  4. Atendimento presencial nas unidades da Anatel, localizadas em todas as Unidades da Federação. O registro de solicitações no atendimento presencial é feito por meio de preenchimento de formulário.
Saiba que o retorno das solicitações registradas nesses canais é feito por meio de e-mails automáticos. 

Além disso, você pode acompanhar o andamento da sua solicitação tanto pelo Portal quanto pelo aplicativo. 

Redes Sociais
Além dos canais de Atendimento, a Anatel publica informações e notícias bem como realiza campanhas nas suas redes sociais institucionais. 
Caso alguém entre em contato ou você seja marcado em alguma publicação, em nome da Agência, confira se o perfil é oficial da Anatel, conforme segue abaixo:

  • Facebook - https://www.facebook.com/AnatelGovBR
  • Instagram - https://www.instagram.com/anatelgovbr
  • YouTube - https://www.youtube.com/Anatel
  • Twitter - https://twitter.com/anatelgovbr 
Sistemas da Anatel

A Agência também disponibiliza diversos serviços online para os usuários e prestadores de serviços de telecomunicações. Confira os Sistemas Interativos no Portal Anatel!

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