Entenda a importância de usar somente aparelhos celulares certificados
Você já reparou que os celulares vendidos no Brasil trazem um selo da Anatel?
Esse selo indica que o aparelho foi homologado pela Anatel, ou seja, foi testado e atende a requisitos básicos de qualidade, segurança e funcionalidade.
Não apenas os celulares, mas todos os equipamentos que utilizam radiofrequências – como telefones sem fio, modem, tablets, rastreadores, babás eletrônicas, notebooks, microfones e mouses sem fio – devem ser homologados ou ter sua certificação aceita pela Anatel.
O selo da Anatel deve estar no aparelho ou na embalagem. Em alguns casos, dependendo do tamanho do parelho ou da embalagem, não há selo, mas um código impresso com o nome Anatel.
Aparelhos certificados passam por uma série de testes de segurança antes de chegarem às mãos do consumidor para que o produto seja o mais confiável possível e não cause problemas à saúde nem afete as redes de telecomunicações.
Um celular irregular – também conhecido como “celular pirata” – muitas vezes é oferecido por preços mais baixos que um celular devidamente certificado, mas comprar um aparelho desse tipo pode ser o famoso “barato que sai caro”.
Celulares piratas não possuem, na maioria das vezes, garantia do fabricante. No caso de problemas técnicos, portanto, o consumidor fica desprotegido.
Além disso, a homologação da Anatel é uma garantia a mais para a saúde do consumidor. Trata-se de um aparelho testado, que utiliza materiais e transmissores de radiofrequência que atendem a padrões internacionais de segurança e qualidade e proteção à saúde.
Aparelhos irregulares não passam por avaliação sobre a segurança elétrica ou limites de exposição a campos eletromagnéticos, de modo que o usuário fica exposto a níveis inadequados de radiação.
Ainda, nos celulares certificados, há a garantia que o aparelho funciona de acordo com as características técnicas aprovadas para seu uso no Brasil, como por exemplo as faixas selecionadas para uso da tecnologia 4G ou 5G.
Por fim, mas não menos importante, aparelhos irregulares podem afetar o desempenho das redes de telefonia celular.
Para saber mais sobre o assunto, consulte a página Certificação de Produtos.