Celular Seguro
O aplicativo Celular Seguro, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituições Financeiras e as Operadoras de Telefonia e Banda Larga Móvel (prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP), tem como objetivo combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país, além de evitar fraudes financeiras e o uso indevido de aplicativos bancários instalados nos terminais dos usuários.
Para reduzir esse tipo de crime foi desenvolvido um aplicativo nacional com a intenção de facilitar a comunicação do crime pela vítima e, ao mesmo tempo, permitir o bloqueio do aparelho celular, da linha (SIMCard) do usuário e dos aplicativos bancários disponíveis no dispositivo móvel.
Para que isto seja possível, o usuário deve baixar, na loja do seu celular, o aplicativo “Celular Seguro” do MJSP, realizar a autenticação por meio do gov.br, cadastrar os dados do seu aparelho celular e, opcionalmente, cadastrar uma ou mais pessoas de sua confiança.
Caso o usuário tenha seu equipamento roubado ou furtado, este ou a pessoa de confiança anteriormente cadastrada deve registrar um alerta por meio do aplicativo ou da interface web. Esta comunicação é transmitida para todos os participantes do projeto, resultando na suspensão dos aplicativos bancários e da linha telefônica do usuário (SIMCard), além de impedir que o aparelho celular roubado se conecte nas redes móveis brasileiras.
Para saber detalhes de como instalar e usar o aplicativo Celular Seguro, acesse o “Guia Rápido” e o “Manual do Aplicativo”.
Para mais informações sobre o Programa Celular Seguro acesse o hotsite no MJSP e suas Perguntas Frequentes.